Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Ministério da Cidadania e CNPq selecionam pesquisas sobre políticas públicas

Notícias

Ministério da Cidadania e CNPq selecionam pesquisas sobre políticas públicas

CHAMADA PÚBLICA

Serão oferecidos quase R$ 3 milhões em bolsas. Propostas devem ser entregues até 29 de outubro
publicado  em 01/10/2019 19h46
Foto: Mauro Vieira

Brasília – O Ministério da Cidadania, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abriu chamada pública para selecionar pesquisadores que desenvolvam estudos, diagnósticos e novas metodologias voltadas às políticas executadas pela pasta na área de desenvolvimento social. Esta é a primeira vez que os dois órgãos trabalham em conjunto nesse modelo de seleção. No total, foram disponibilizados cerca de R$ 3 milhões para custear as bolsas dos profissionais selecionados.

São oito linhas de pesquisa, que incluem a qualificação da base do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o apoio ao monitoramento das políticas sociais e a avaliação de impacto de microcrédito e dos resultados do Criança Feliz, entre outros.

As propostas devem ser encaminhadas até 29 de outubro, por meio do formulário de propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O resultado da seleção está previsto para o início de dezembro. Entre as informações necessárias para o preenchimento do formulário estão a identificação da proposta, os dados do proponente e das instituições participantes, áreas do conhecimento, orçamento, dados do projeto e relevância.

De acordo com o diretor do Departamento de Avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Ronaldo Souza, as pesquisas servirão de apoio para o aprimoramento das políticas públicas da Pasta. “O objetivo é não somente aprimorar as tecnologias que adotamos, mas ganharmos escala na produção de pesquisas sobre os nossos temas. A partir do momento em que foi criado o Ministério da Cidadania, as pautas das políticas públicas aumentaram e precisamos fomentar também a produção dos estudos sobre cada uma delas”, explicou.

Acesse:
Chamada Pública nº 30/2019 – Estudos e Pesquisa em Avaliação de Políticas Sociais

Cada estudo, pesquisa ou metodologia obedece a um calendário específico para a entrega final. O diretor Ronaldo Souza ressalta que o Ministério da Cidadania será transparente em relação aos resultados obtidos com as pesquisas. “Os estudos serão todos publicados e, em paralelo, vamos também analisar o que foi apontado pelas pesquisas ou metodologias para propormos melhorias para as políticas públicas”, disse.

A seleção dos pesquisadores será realizada pelo CNPq, sendo que estes deverão ser vinculados a instituições de produção científica, tecnológica e de inovação.

Por André Luiz Gomes

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412