Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Ministério e CIEE lançam vídeos em Libras sobre serviços da Assistência Social

Notícias

Ministério e CIEE lançam vídeos em Libras sobre serviços da Assistência Social

ACESSIBILIDADE

Parceria tem o objetivo de promover o acesso desse público a serviços e programas do governo federal. Lançamento ocorreu nesta quarta-feira (9), em Brasília
publicado  em 09/10/2019 19h15
Foto: Clarice Castro

Brasília/DF – Uma parceria entre o Ministério da Cidadania e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) possibilitou, nesta quarta-feira (9), o lançamento de vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com informações sobre equipamentos, serviços e programas da assistência social. As peças são voltadas para o usuário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com deficiência auditiva e visual. O material poderá ser usado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e nas Estações Cidadania.

No total, estão sendo elaborados 16 vídeos com narração, legendas e tradução em Libras, que estarão disponíveis no site do Ministério da Cidadania. De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que participou do lançamento, o governo federal tem trabalhado para incluir cada vez mais pessoas em vulnerabilidade social, iniciativa que fez parte do discurso da primeira-dama Michele Bolsonaro na posse presidencial, em janeiro.

Para Osmar Terra, os vídeos são uma oportunidade de oferecer um serviço de qualidade para esse público, que em muitos casos fica excluído por conta da linguagem. “Acredito que, com a intervenção da primeira-dama Michele Bolsonaro, vamos poder entender a todos os que o governo presta para a sociedade brasileira. Com isso, toda a comunidade surda poderá entender cada um dos serviços, como eles funcionam, para que possam ter acesso a eles e uma qualidade de vida melhor”, apontou.

O superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande, exaltou a parceria com o Ministério da Cidadania. A iniciativa surgiu a partir do processo de contratação de jovens surdos, iniciado em 2018, que encontravam dificuldades em encontrar informações sobre a assistência social em Libras. Atualmente, a entidade tem 537 jovens contratados e pretende atingir 10 mil postos nos próximos três anos. “Encontramos no Ministério a melhor alternativa. Porque o ministério faz um trabalho sério, profissional, voltado ao atendimento deste público. Juntos, estamos fazendo esses vídeos e vamos promover outras parcerias. Entendo que o CIEE e o Ministério podem fazer muito pelos mais vulneráveis”, destacou Casagrande.

A secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, ressaltou que o serviço é inédito e garante um direito que as pessoas com deficiência auditiva já requisitavam ao poder público. “A rede de Assistência Social passa então a se comunicar com essas pessoas que estão em situação de isolamento, que desconhecem esse direito, da forma que elas compreendem, na sua língua, como acessar os benefícios. É algo que reduz barreiras para que o beneficiário do BPC, do Bolsa Família, e as pessoas que ainda não são beneficiárias, mas estão em situação de extrema vulnerabilidade e pobreza, possam acessar esse direito fundamental”, avaliou.

Participaram da cerimônia os secretários especiais do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, e da Cultura, Ricardo Braga, a secretária-executiva do Ministério da Cidadania, Ana Pellini, e o secretário substituto de Articulação e Parcerias, Osmar Lara.

Ministério da Cidadania e CIEE lançam vídeos em Libras sobre serviços da Assistência Social (9/10/2019)

*Por André Luiz Gomes

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412