Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Ministério da Cidadania apresenta políticas de assistência social para pessoas com deficiência

Notícias

Ministério da Cidadania apresenta políticas de assistência social para pessoas com deficiência

Em Maceió, secretária Mariana Neris destacou que o trabalho integrado entre entes públicos é fundamental para a eficiência das políticas de Estado
publicado  em 15/10/2019 20h26
Foto: Divulgação

Brasília/DF - As políticas do Ministério da Cidadania voltadas às pessoas com deficiência ganharam destaque durante o XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL). O evento reuniu representantes de organizações e conselhos, gestores, autoridades locais e nacionais.

No evento, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, reiterou o compromisso do Governo Federal na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Segundo ela, o trabalho integrado entre entes públicos é fundamental para a eficiência das políticas de Estado. “A rede socioassistencial precisa trabalhar lado a lado com políticas públicas de outras áreas. Essas parcerias são fundamentais para o funcionamento do atendimento da população que mais precisa”, destacou.

O Ministério da Cidadania também marcou presença em workshops de temas relacionados aos serviços ofertados pela rede socioassistencial voltados às pessoas com deficiência, e ofereceu apoio técnico a gestores, conselheiros e representantes de entidades do setor a respeito da Certificação de Entidades de Assistência Social (Cebas).

Também participaram do evento pelo Ministério da Cidadania a diretora substituta do Departamento de Proteção Social Básica, Heloíza Egas, a assistente do Departamento de Proteção Social Especial, Deusina Lopes, e a coordenadora do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Saúde (SUAS), Ana Heloísa Moreno.

Sistema Único de Assistência Social

Para possibilitar maior e melhor acesso de beneficiários com deficiência aos serviços e programas do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), o Ministério da Cidadania está realizando um processo de inclusão dos recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Já estão inscritos no Cadastro Único cerca de 84% dos beneficiários (pessoas com deficiência), o que representa mais de 2 milhões de pessoas com deficiência com possibilidades de acessarem outros programas sociais.

Cadastro Único

Cadastro Único é uma ferramenta importante para gestores e técnicos da assistência social em todas as esferas de governo. Por meio dele, é possível conhecer outros aspectos da vida dessas pessoas, como características do domicílio e nível de escolaridade. A partir daí, governo federal, estados e municípios podem pensar políticas voltadas às pessoas com deficiência, traçar diagnósticos e, assim, implementar políticas públicas específicas.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412