Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é destaque em evento na Espanha

Notícias

Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é destaque em evento na Espanha

INTERCÂMBIO

Conferência reúne diversos países para debater políticas públicas voltadas à população idosa
publicado  em 15/10/2019 18h41
Foto: Ronaldo Caldas

Brasília/DF - Com o aumento da perspectiva de vida e o envelhecimento da população brasileira, o Ministério da Cidadania desenvolve políticas voltadas para a atenção e o cuidado à população idosa. Essas iniciativas foram destaque na Primeira Conferência Hispânica de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso, em Madri, na Espanha. O evento reúne, entre segunda (14) e quarta-feira (16), representantes de diversos países, como Brasil, México, Uruguai, Argentina, Cuba e Porto Rico, para debater iniciativas que tornem as cidades mais amigáveis para a população idosa.

O diretor de Atenção ao Idoso da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem, participa do evento. Ele destacou a importância da troca de experiências entre países para o desenvolvimento de políticas públicas. “Tivemos a oportunidade de ver como funcionam metodologias aplicadas pelos outros países e, a partir disso, debater sobre como aplicar essas ideias em cada país”, destacou.

Milhomem ressaltou também os benefícios de reunir países com realidades diferentes para o debate. “Tivemos países como a Espanha, que tem cidades pequenas e uma população envelhecida. Ao mesmo tempo, conversamos com representantes de Uruguai e Argentina, que estão aqui do nosso lado. Certamente essa oportunidade nos traz muito conhecimento”, afirmou.

Além de iniciativas voltadas à população idosa, o evento também tratou de políticas e projetos públicos sobre acessibilidade e preconceito contra pessoas idosas e outros grupos sociais. “Discutimos uma série de ações voltadas à acessibilidade para pessoas com deficiência e sobre o envelhecimento feminino, entre outros tópicos importantes para a população”, ressaltou Milhomem. Segundo o diretor, muitas das experiências de outros países podem auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Sobre a Estratégia

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa contempla idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e reúne ações de órgãos públicos, organismos internacionais e instituições privadas. Ao aderir à estratégia, estados e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população. Organizado em um plano que contém cinco fases, o acordo inclui objetivos como a criação ou fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa; a capacitação de servidores e o desenvolvimento de plano de ação. No total, 478 municípios já aderiram à Estratégia em todo o Brasil.

*Por Henrique Jasper

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412