Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Criança Feliz é reconhecido como referência para diminuição de desigualdade social

Notícias

Criança Feliz é reconhecido como referência para diminuição de desigualdade social

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O Brasil assumiu papel de liderança no Fórum de Desenvolvimento Sustentável, realizado em Pequim; Programa de desenvolvimento infantil foi destacado entre os presentes
publicado  em 24/10/2019 12h00
Foto: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

Políticas mundiais de promoção ao bem-estar social e de combate à desigualdade e à pobreza foram debatidas nesta quinta (24), na China. Diante de 20 países reunidos em um Fórum de Desenvolvimento Sustentável, o Brasil assumiu papel de liderança ao apresentar programas como o Criança Feliz. O encontro foi organizado pelo Centro para Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento, que integra o Conselho de Estado da China.

A mobilizadores globais que buscam soluções para a erradicação da pobreza, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, defendeu o impacto das políticas públicas voltadas à primeira infância na redução das desigualdades sociais. O representante do governo federal afirmou que o Brasil aposta no desenvolvimento integral das crianças, especialmente na idade entre 0 e 3 anos – período da primeira infância considerado fundamental para a qualidade de vida futura. “As intervenções para o desenvolvimento neste momento de vida são essenciais para reduzir a desigualdade e, com isso, a pobreza. As crianças são as principais portadoras da tocha dessa agenda da erradicação da pobreza”, ressaltou Osmar Terra.

A diretora técnica da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento da China (China Development Research Foundation), Mary Young, parabenizou o Brasil por apresentar uma política considerada de referência na área. “Um dos papéis dos países que participam é dar exemplos e ideias do que fazer e como fazer para diminuir a desigualdade social no mundo. O trabalho do ministro Osmar Terra com o programa Criança Feliz é uma referência em muitos sentidos, principalmente para quebrarmos o ciclo da pobreza”, disse Mary.

Leia também
Em Pequim, Osmar Terra negocia intercâmbio no audiovisual e em desenvolvimento social

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Criança Feliz é um programa interministerial, com participação dos ministérios da Educação, Saúde, Justiça e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Segundo o ministro Osmar Terra, a integração de políticas públicas é um dos principais motivos de êxito do programa. “O Criança Feliz mobilizou um nível sem precedentes com uma colaboração interministerial do governo federal. O trabalho é feito de uma maneira profundamente coordenada, já que qualquer criança em um ambiente menos favorecido precisa dos esforços conjuntos de todos os níveis de governo para alcançar o seu potencial”, explicou. “O desenvolvimento humano é a chave para erradicar a pobreza”, completou o ministro.

Missão à China (20 a 27/10/2019)

Sobre o Criança Feliz

Atualmente, o programa Criança Feliz está presente em 2,7 mil municípios brasileiros e atende 800 mil crianças. Reconhecido mundialmente, este ano o programa recebeu um dos maiores prêmios internacionais de educação, o WISE Awards da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. O prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Criança Feliz como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área.

*Por: Jéssica Barz

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412