Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Outubro > Criança Feliz é debatido em seminário sobre a primeira infância no Distrito Federal

Notícias

Criança Feliz é debatido em seminário sobre a primeira infância no Distrito Federal

POLÍTICA PÚBLICA

Seminário de Primeira Infância do Criança Feliz Brasiliense reúne especialistas em encontro que fortalece ações do programa e compartilha conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil
publicado  em 21/10/2019 18h06
Foto: Ronaldo Caldas

Brasília/DF - Começou nesta segunda-feira (21) o I Seminário de Primeira Infância do Programa Criança Feliz Brasiliense. O objetivo é fortalecer as ações do programa para acompanhamento semanal de crianças e gestantes no Distrito Federal e compartilhar esforços e conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil. O ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, palestrou na cerimônia de abertura do evento em Brasília.

De acordo com Coimbra, a realização desta primeira edição do seminário é um gesto importante para o início das atividades do Criança Feliz no Distrito Federal. Coordenado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de assistência social, cultura, educação, direitos humanos, justiça e saúde. “Nosso papel é fortalecer o trabalho da gestão aqui no Distrito Federal. Então este encontro é um marco para impulsionar as ações do programa”, afirmou.

A meta do Criança Feliz no DF é atender 3.200 famílias. Em novembro, as equipes de visitadores passarão por treinamento antes de iniciarem o período das visitas domiciliares do programa. A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, disse que o seminário é uma forma de agregar especialistas, secretários de governo e parlamentares para discutir sobre a primeira infância. Ela destacou que o papel fundamental do Criança Feliz é incentivar o fortalecimento de vínculos nas famílias mais pobres. “O programa estimula os responsáveis a cuidarem e darem atenção às crianças. Isso contribui e com certeza fará diferença no futuro delas”, ressaltou.

Na abertura também foi anunciado o lançamento do edital Região Administrativa Amiga da Primeira Infância, para premiar as localidades que se destacarem na implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao desenvolvimento na primeira infância.

Seminário

O seminário integra o plano de ação do Programa Criança Feliz Brasiliense, promovido pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância da Governadoria. Ele é realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS, e o Hospital da Criança.

No primeiro dia, a programação contou com mesas sobre avanços no Legislativo e Judiciário das Políticas Públicas de Primeira Infância e de Programas de Primeira Infância: Planos pela Primeira Infância, Monitoramento, Avaliação. Na terça-feira (22), os assuntos abordados são Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura no contexto do Programa Criança Feliz Brasiliense.

Criança Feliz é debatido em seminário sobre a primeira infância no DF (21/10/2019)

Saiba mais
O programa Criança Feliz está presente em 2.620 municípios brasileiros e já atendeu mais de 793 mil crianças e gestantes. No total, mais de 21,8 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 18,9 mil profissionais capacitados que orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412