Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > No Catar, Osmar Terra é convidado a compartilhar sua história e o que o levou a criar Programa Criança Feliz

Notícias

No Catar, Osmar Terra é convidado a compartilhar sua história e o que o levou a criar Programa Criança Feliz

INTERNACIONAL

Em palestra na Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, ministro relatou processo de criação do programa, premiado como uma das ações mais inovadoras do mundo
publicado  em 21/11/2019 14h00
Foto: Caio Passos

Qual a política pública mais transformadora e com potencial de mudar a realidade de uma sociedade? Foi buscando respostas para essa questão que o ministro da Cidadania, Osmar Terra, descobriu nas ações de atenção à primeira infância um caminho para a promoção do desenvolvimento humano e enfrentamento à pobreza. Assim surgiu o Programa Criança Feliz. A história foi contada pelo ministro em palestra chamada Hear my Story ("Ouça minha História", em tradução livre para o português) durante a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, nesta quinta-feira (21), em Doha, no Catar.

A palestra ocorre um dia após o Programa Criança Feliz ser reconhecido com o WISE Awards como uma das ações mais inovadoras do mundo para a educação. Na apresentação, o ministro destacou que a ciência demonstra que os primeiros mil dias de vida são os mais importantes para o desenvolvimento humano. É nessa fase que o programa atua, capacitando as famílias para que estimulem de maneira adequada seus filhos.

"Toda criança nasce com potencial de se tornar uma pessoa fantástica, mas isso dependerá em boa parte dos estímulos que ela receber nos primeiros anos de vida. Nós estamos capacitando as famílias para que estimulem seus filhos, não desperdiçando esse potencial. Assim, vamos romper com os ciclos que perpetuam a pobreza entre gerações", afirmou o ministro.

Inspiração para o mundo

Também entre os seis vencedores do Wise Awards, Megan Lees-McCowan, representante do Programa Street Child -- que trabalha com a reinserção de crianças de rua em suas famílias e na escola na África -- disse que a atuação do governo brasileiro é uma inspiração para o mundo. Segundo ela, com o Criança Feliz o Brasil está vencendo um dos principais desafios quando se tenta implantar uma ação de enfrentamento aos problemas da educação, que é conseguir chegar a um grande número de pessoas.

"O ministro Osmar Terra é uma inspiração. O que ele e o governo brasileiro estão fazendo nos mostra um caminho. Para superar os desafios da educação é preciso essa atuação integrada entre governo e sociedade civil. O Programa Criança Feliz é o maior do mundo e eu admiro o que estão fazendo", afirmou Megan.

Para a representante da Fundação Catar e mediadora da apresentação, Audrey Giacomini, o Programa Criança Feliz impressiona pelo tamanho que já alcançou e por basear sua atuação na ciência. "É admirável o que o programa Criança Feliz está fazendo. Eu acredito que cuidar das crianças, desde a primeira infância, é uma ação poderosa para enfrentar as desigualdades sociais e um caminho para a superação da pobreza por meio da promoção do desenvolvimento humano", destacou Audrey.

Na plenária de encerramento da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, o CEO da WISE, Stavros Yiannouka, destacou a presença do ministro Osmar Terra e parabenizou o governo brasileiro. "O Programa Criança Feliz nos mostra que é possível inovar em soluções que promovam avanços na educação a partir da atuação governamental. O alcance do programa é impressionante, eu acredito no que o Brasil está fazendo", elogiou Yiannouka.

Leia também:
Criança Feliz recebe maior prêmio do mundo na área de inovação para a educação

Criança Feliz recebe maior prêmio do mundo na área de inovação para a educação (2011/2019)

Criança Feliz

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Atende gestantes e crianças de até 3 anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa