Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > Na Etiópia, Osmar Terra apresenta programas sociais brasileiros em evento da Universidade de Harvard

Notícias

Na Etiópia, Osmar Terra apresenta programas sociais brasileiros em evento da Universidade de Harvard

AGENDA INTERNACIONAL

Depois de levar experiências exitosas à frente do governo brasileiro para evento na capital africana, Osmar Terra embarca para o Catar para cerimônia de premiação do programa Criança Feliz
publicado  em 18/11/2019 17h11
Foto: Carla Barroso

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou de um seminário promovido pela Universidade de Harvard durante sua passagem pela Etiópia nesta segunda-feira (18). O Programa para Liderança Ministerial é organizado conjuntamente pela Escola T.H. Chan de Saúde Pública, que integra a Escola de Graduação em Educação e a Escola de Governo Kennedy. Na ocasião, Osmar Terra apresentou programas sociais brasileiros que apresentam bons resultados. “A Universidade de Harvard me convidou para acompanhar e participar de uma capacitação para os ministros dos países africanos na área social, usando a experiência que nós acumulamos durante este período em que eu fiquei à frente da área social do governo”, explicou o ministro.

A ideia é que, ao saírem do evento, os ministros africanos possam otimizar os recursos dos quais já dispõem, por meio de uma gestão mais eficiente, visando melhora dos resultados para a população. “É um convite que me honrou muito, em que dois ou três ex-ministros ou especialistas, além de mim, vamos levar essa formulação pra dezenas de ministros africanos, para a transferência de conhecimento e de informação sobre gestão”, disse.

Além do ministro Terra, compareceram outros 30 ministros de Finanças, Planificação Econômica, Educação, Saúde e Juventude de diversos países africanos, todos ex-alunos do Programa e ainda no exercício das suas funções. Os participantes também acompanharam visitas de campo e formaram grupos de trabalho para traçar planos de ação interministeriais.

Doha

Nesta terça-feira (19), o ministro estará em Doha, no Catar, onde receberá o Wise Awards pelo Programa Criança Feliz. O resultado foi divulgado no início de setembro deste ano. O prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo programa do governo federal como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo de atenção à primeira infância. “O programa hoje passou de duzentas mil famílias no governo passado para perto de um milhão de famílias em pouco mais de dez meses do governo Bolsonaro. Com o apoio da primeira dama, Michele Bolsonaro, nós conseguimos fazer o programa realmente adquirir uma escala gigantesca que é a maior do mundo hoje, em termos de visita domiciliar”, destacou Terra.

Para a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, que acompanha o ministro Terra no Catar, a premiação colabora para a valorização do programa pela sociedade brasileira. “Para nós, é muito importante receber este prêmio, pois ele nos dá um reconhecimento não só internacional, mas ele é um atestado de que essa iniciativa, de que o Criança Feliz é um programa muito importante. E isso também nos ajuda a ter mais reconhecimento nacional, o que para nós é muito relevante.”

Organizada pela Fundação Catar, a iniciativa é considerada uma das mais concorridas e prestigiadas em todo o mundo. O Criança Feliz competiu com mais de 480 projetos de vários países. Além da cerimônia de premiação, a agenda inclui uma série de atividades como visitas a importantes instituições da cidade, mesas-redondas e plenárias. “Esse evento ocorre periodicamente e, na verdade, reúne os maiores especialistas do mundo, para discutir inovação na educação, o que que tem de novo, o que que é importante, o que é transformador na educação. Então, além da premiação, vai haver todo um debate que certamente será muito proveitoso para nós”, explicou o ministro.

Criança Feliz

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Ele atende gestantes e crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa