Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > Ministério da Cidadania se reúne com 34 secretários da assistência social de Minas Gerais

Notícias

Ministério da Cidadania se reúne com 34 secretários da assistência social de Minas Gerais

GESTÃO

Pasta foi representada pela secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris. No encontro, gestores apresentaram dúvidas sobre políticas públicas da área de assistência social e propostas de aprimoramento na gestão do Suas
publicado  em 01/11/2019 20h16
Foto: Divulgação

Trinta e quatro secretários da Assistência Social da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) receberam nesta quinta-feira (31) a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris. O fórum dos gestores foi organizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) com o intuito de qualificar a interlocução entre o governo federal e os municípios.

No encontro, os secretários apresentaram dúvidas sobre políticas públicas da área de assistência social, demandas específicas e propostas de aprimoramento na gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Eles nos apresentaram a existência de consórcios entre os municípios que não têm demanda para a implantação de um serviço de acolhimento, como, por exemplo, um abrigo institucional para mulheres em situação de violência”, afirmou Mariana. “Eles se organizaram entre eles para estabelecer um serviço consorciado. Isso nos leva a refletir sobre o papel de cada um dos entes federados e o quanto nós podemos avançar no aprimoramento de medidas de gestão”, completou.

Outros assuntos também abordados foram a relação do Suas e o sistema de Justiça, com destaque para acordos de cooperação, por exemplo, com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); a oferta de serviços da Proteção Social Básica, da Proteção Social Especial e as iniciativas do Ministério da Cidadania para a recomposição orçamentária.

Outros eventos

A secretária Mariana Neris também participou do XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes e do IV Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, em Belo Horizonte. Cerca de mil pessoas, entre profissionais responsáveis pelo atendimento nas Apaes e em entidades similares, palestrantes, autoridades e representantes de órgãos públicos, estiveram presentes para debater temas relacionados à qualidade de vida e à cidadania das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como de suas famílias.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa

registrado em: ,