Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > Ministério da Cidadania recebe prêmio de inovação no combate à pobreza no Brasil

Notícias

Ministério da Cidadania recebe prêmio de inovação no combate à pobreza no Brasil

Rede Cadastro Único promove intersetorialidade para o combate inteligente à pobreza
publicado  em 04/11/2019 18h19
Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania

A Rede Cadastro Único, trabalho de articulação desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, foi premiada no concurso de inovação no setor público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prêmio, entregue durante a 5ª Semana de Inovação, reconheceu a importância do projeto, criado para promover a troca de experiências, coordenar ações de programas sociais e incentivar o uso adequado das informações cadastrais para beneficiar a população de baixa renda.

A iniciativa concorreu na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal. O coordenador-geral de Apoio à Integração de Ações do Departamento do Cadastro Único, José Roberto Frutuoso, destaca a importância da Rede na intersetorialidade de políticas voltadas para a diminuição da pobreza. “É importante esse trabalho em rede, essa estrutura de governança cooperativa de apoio mútuo entre os diferentes programas para aprimorarmos o combate à pobreza e o cuidado com a população vulnerável”, afirma.

Com a participação de gestores e técnicos de 26 políticas e programas sociais desenvolvidos pelo governo federal, a Rede Cadastro Único funciona tanto com reuniões presenciais quanto por meio de um portal de acesso restrito para interação e compartilhamento de informações.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Ministério da Cidadania recebe o prêmio. Segundo o secretário de Avaliação e Gestão da Informação da Pasta, Vinícius Botelho, a premiação reconhece o trabalho que vem sendo realizado na diminuição da pobreza.

“O prêmio vem coroar uma iniciativa que promove a intersetorialidade, que reconhece que para a superação da pobreza são necessárias políticas de diversas naturezas. O Cadastro Único é capaz de contribuir com informações para todos os 26 programas sociais, promovendo a desburocratização e a superação da pobreza no Brasil”, ressalta.

“Dessa forma, ter um instrumento de identificação da vulnerabilidade como o Cadastro Único é muito importante. Ele fornece informações que são relevantes para diversas políticas sociais do Brasil, e por meio da rede conseguimos trazer para mais perto da gestão do Cadastro Único todos os 26 programas que atualmente utilizam as informações que são coletadas, de forma que a rede promove a desburocratização, e por meio dessa disseminação no nível federal ela também permite uma superação da pobreza mais efetiva no Brasil”, completa.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade e situação de trabalho e renda, entre outras. A base de dados é usada para elaboração e promoção de políticas públicas voltadas a esse público.

Ministério da Cidadania recebe prêmio de inovação no combate à pobreza no Brasil (4/11/2019)

Premiação

O concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Enap, em parceria com o Ministério da Economia (ME). A cerimônia de premiação de 2019 foi realizada durante a 5ª Semana de Inovação, que ocorre até 7 de novembro, em Brasília. Os vencedores do prêmio irão fazer uma capacitação na Dinamarca em 2020. Vencedor do Ministério da Cidadania pelo portal de Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (Mops) em 2018, o coordenador-geral de Inteligência Informacional do Departamento de Gestão da Informação, Carlos Santana, viajará para participar de uma capacitação na Dinamarca ainda neste mês, como resultado do prêmio do ano passado.

Por Henrique Jasper

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa