Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > Ministério da Cidadania apresenta políticas públicas para comitiva chinesa

Notícias

Ministério da Cidadania apresenta políticas públicas para comitiva chinesa

POLÍTICAS SOCIAIS

Estação Cidadania, Criança Feliz e Bolsa Família foram destaques durante reunião realizada nesta quarta-feira.
publicado  em 13/11/2019 20h07
Foto: Clara Angeleas

Brasília - O Ministério da Cidadania apresentou, nesta quarta-feira (13), os principais programas sociais desenvolvidos pela pasta, como o Bolsa Família, o Criança Feliz e as Estações Cidadania, a representantes do governo chinês. A atividade, que integrou a programação do Seminário II Diálogo Brasil-China – Apresentação dos Programas de Primeira Infância como Estratégias para a Redução da Pobreza, em Brasília, visa estreitar laços e aproximar políticas públicas desenvolvidas pelos dois países.

Durante a reunião, o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, afirmou que o evento tem potencial transformador. Para ele, o intercâmbio de experiências sobre políticas públicas na área do desenvolvimento social é fundamental para o amadurecimento e melhoria dos programas sociais. “Esta troca de informações é muito benéfica, principalmente para a população. Conversar sobre as experiências nos dá a oportunidade de aprender com erros e acertos de outros países e aplicar esse conhecimento”, afirmou.

A pedido da comitiva chinesa, o secretário nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, apresentou as principais informações do Programa Bolsa Família. Falcão acredita que o interesse chinês no programa de transferência de renda brasileiro, que atende cerca de 13,5 milhões de famílias em todo o país, é uma demonstração da eficácia. “Ficamos honrados com a visita e com o interesse no assunto. Quando outros países nos procuram para aprender com as nossas políticas, quer dizer que estamos no caminho certo”, comemorou.

O secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Paulo Nakamura, apresentou aos chineses o conceito das Estações Cidadania, que unem, em um único local, iniciativas de esporte, cultura e desenvolvimento social. As Estações são localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social.

O diretor-geral da Comissão Nacional de Planejamento de Saúde e Família da China, Cai Jianhua, se impressionou com a complexidade dos programas apresentados. Segundo ele, os dois países podem colaborar amplamente na área do desenvolvimento social. “Ficamos entusiasmados com o que vimos aqui, principalmente com o Programa Criança Feliz. Aprendemos muito sobre as políticas brasileiras e esperamos contribuir da mesma forma. Podemos, juntos, melhorar a vida de milhões de pessoas nos dois países”, comentou.

A secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, responsável pela gestão do Programa Criança Feliz, também participou da reunião.

Ministério da Cidadania apresenta políticas públicas para comitiva chinesa (13/11/2019)

Parceria com a China

Por meio de cooperação técnica, o Ministério da Cidadania e o governo federal chinês vêm trabalhando em parceria para a construção de políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância. Nesta quarta-feira, Brasil e China também assinaram acordo para intercâmbio no setor audiovisual.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa