Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > Governo federal planeja expandir Programa Criança Feliz no Espírito Santo

Notícias

Governo federal planeja expandir Programa Criança Feliz no Espírito Santo

PRIMEIRA INFÂNCIA

Dos 78 municípios do Estado, 24 já aderiram ao maior programa de visitação domiciliar do mundo
publicado  em 21/11/2019 18h33
Foto: Mauro Vieira

Para incentivar a adesão de municípios do Espírito Santo ao programa Criança Feliz, o Ministério da Cidadania participou do Workshop pela Primeira Infância, realizado em Nova Almeida, na região metropolitana da capital capixaba. O evento, que começou na quarta-feira e segue até a próxima sexta, reúne especialistas, gestores e profissionais da assistência social para discutir políticas públicas voltadas a gestantes e crianças de 0 a 3 anos.

Dos 78 municípios do estado, 24 aderiram ao Criança Feliz, coordenado pela pasta da Cidadania. A representante do Ministério, Cícera Pinheiro, destaca a importância de eventos como esse no incentivo à participação de mais prefeituras no programa, focado na promoção do desenvolvimento infantil a partir do atendimento domiciliar. “O Brasil inteiro está trabalhando a primeira infância, e o Ministério da Cidadania vem trabalhando com estados e municípios para fortalecer essas ações. Agora queremos convidar ainda mais municípios capixabas para participar do Criança Feliz, e ajudar a melhorar a vida de ainda mais gente”, comentou.

Com cerca de 20 mil habitantes, o município de Montanha, na região norte do Espírito Santo, foi um dos primeiros do estado a aderir ao Criança Feliz. Segundo o gestor da Secretaria de Assistência Social da cidade, Odair Celin, o programa é uma ferramenta de transformação da realidade de famílias socialmente vulneráveis. “Esse programa tem uma capacidade incrível de transformação da realidade, principalmente de famílias mais vulneráveis. É possível, mesmo em pouco tempo, observar os impactos positivos que ele causa causando nas nossas famílias”, explicou.

O secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Bruno Lamas, frisou a relevância das políticas voltadas à primeira infância: “A família é a base da sociedade, é importante que o poder público intervenha com programas como o Criança Feliz”.

Sobre o programa

O Criança Feliz é o maior programa de desenvolvimento infantil do mundo e já atendeu cerca de 817,5 mil crianças e gestantes em todo o Brasil. Para levar o atendimento domiciliar para mais famílias, o governo federal prevê a ampliação do programa para mais 1.500 municípios. Atualmente, o Criança feliz está presente em cerca de 2.700 cidades brasileiras.

Para incentivar novas adesões, o Ministério da Cidadania está lançando a campanha "Quanto mais cuidado, mais futuro", que contará com peças para TV, rádio e internet, carro de som, mídia exterior e projetos especiais.

Governo federal planeja expandir Programa Criança Feliz no ES (20/11/2019)

Por Henrique Jasper

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa