Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Novembro > Criança Feliz melhora índices de saúde, educação e segurança pública, afirma Osmar Terra

Notícias

Criança Feliz melhora índices de saúde, educação e segurança pública, afirma Osmar Terra

Evidências científicas demonstram importância do Programa no desenvolvimento integral da primeira infância
publicado  em 07/11/2019 19h06
Foto: Rafael Zart

Brasília/DF - Garantir o desenvolvimento pleno da primeira infância em todas as regiões do Brasil. Esse é o objetivo do programa Criança Feliz, que já atendeu mais de 811 mil pessoas, entre crianças de até três anos e gestantes. Nesta quinta-feira (7), os impactos do programa foram destaque em palestra proferida pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, no seminário Janelas de Oportunidades: da primeira infância à socioeducação, realizado em Brasília.

Durante a apresentação, Terra falou sobre os benefícios que o investimento na primeira infância traz. Segundo ele, impactos positivos podem ser observados na saúde, na educação e na segurança pública. “O comportamento depende do desenvolvimento durante a primeira infância, que é quando organizamos nossas competências”, explicou. Para Terra, é necessário agir neste momento para garantir o desenvolvimento integral dos recém-nascidos. “A primeira infância é a base da formação da cognição, da capacidade de aprendizagem do ser humano e também é o momento adequado para se reduzir a violência, para prevenir o comportamento violento. Por isso é tão importante que façamos esse acompanhamento”, afirmou.

Na conferência magna do seminário, realizada na última quarta-feira, o pesquisador e professor da Universidade Federal de Pelotas Joseph Murray apresentou evidências científicas que comprovam a eficácia de programas de visitação domiciliar no desenvolvimento infantil. De acordo com Murray, programas de visitação domiciliar têm impacto comprovado na redução da criminalidade.“ O acompanhamento em casa é capaz de diminuir diversos fatores de risco que perpetuam o ciclo da violência. Programas como esse estimulam a cognição, melhoram o ambiente familiar e impactam positivamente na redução de índices de violência em diversos países”, afirma.

As diferenças em índices de escolaridade também são claras. Terra ressaltou que evidências científicas comprovam que crianças com desenvolvimento integral durante os primeiros mil dias de vida apresentam melhor performance escolar. “Todas as crianças nascem com o mesmo potencial. O que vai fazer diferença é o ambiente em que elas serão inseridas. Sabemos que aquelas crianças com mais estímulos, com maior vocabulário e experiências, tendem a ter melhor desempenho escolar e um futuro melhor”, ressalta.

Saiba mais
O Criança Feliz, considerado o maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil do mundo, está presente em 2,6 mil municípios brasileiros. Este ano, recebeu um dos maiores prêmios internacionais de educação, o WISE Awards, da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. O prêmio reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Criança Feliz como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa