Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Março > Michelle Bolsonaro e Osmar Terra abrem oficialmente o Seminário Internacional da Primeira Infância

Notícias

Michelle Bolsonaro e Osmar Terra abrem oficialmente o Seminário Internacional da Primeira Infância

EM BRASÍLIA

Encontro promovido pelo Ministério da Cidadania debate e compartilha ações voltadas ao desenvolvimento infantil
publicado  em 12/03/2019 18h54

Brasília - “Reafirmo meu compromisso com as crianças brasileiras e tenho certeza de que este seminário é importante para compartilhamento de experiências e consolidação de pesquisas para o desenvolvimento infantil.” Foi com essas palavras que a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, abriu oficialmente o Seminário Internacional da Primeira Infância - o melhor investimento para desenvolver uma Nação nesta terça-feira (12), em Brasília. Mais de 350 pessoas, entre autoridades, especialistas no tema e pesquisadores acompanharam o início da cerimônia promovida pelo Ministério da Cidadania e que contou com transmissão simultânea pela internet.

Na abertura, Michelle Bolsonaro também valorizou o trabalho realizado pelo programa Criança Feliz. “Tenho a certeza de que o olhar atento dos cuidadores e dos agentes públicos nos primeiros anos da vida infantil irá construir uma sociedade mais justa, ativa e saudável”, concluiu. Ao lado da primeira-dama, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, frisou a importância de investir na iniciativa para que se torne um dos principais legados do atual governo para as futuras gerações. “Nós podemos construir políticas públicas realmente duradouras e a primeira infância é onde podemos começar a mudar a realidade e as diferenças sociais da população”, assegurou.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, considerou a data como histórica e lembrou a aprovação unânime da Lei do Marco Legal da Primeira Infância, que pavimentou a criação e implementação de políticas públicas como o Criança Feliz. “Hoje, o programa pertence à sociedade brasileira. Podem ter certeza de que o Ministério da Saúde está de mãos dadas com o da Cidadania pelo futuro das nossas crianças”, garantiu. “O Criança Feliz não é uma despesa, é um investimento. Ele muda a vida das pessoas. Não tenho dúvida de que, depois dele, o Brasil em médio prazo será outro”, disse o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, deputado federal José Medeiros.

Leia mais notícias sobre o Seminário Internacional da Primeira Infância 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, falou das ações conjuntas para promoção do desenvolvimento social no Estado, enquanto a prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita, reforçou a relevância do evento para os municípios - os responsáveis pela execução do Criança Feliz. “Além de mudar uma geração, muda, de fato, a condição de vida da nossa população, por isso, pretendemos tornar Boa Vista a capital da Primeira Infância”, enfatizou.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação de um vídeo sobre a história e os resultados do programa Criança Feliz.

Seminário Internacional da Primeira Infância
O Seminário Internacional da Primeira Infância – O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação é promovido pelo Ministério da Cidadania e acontece nestas terça (12) e quarta-feira (13), em Brasília. O evento reúne especialistas internacionais e brasileiros no tema primeira infância para avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país.

Seminário Internacional da Primeira Infância– 12 e 13 /03/2019

Criança Feliz - O Ministério da Cidadania coordena o Criança Feliz por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. O programa integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Nas visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também recebem atendimento.

Até o momento, o programa está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. No total, mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e da linguagem das crianças.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa