Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Março > Medida do governo federal permite que mais agricultores participem do PAA

Notícias

Medida do governo federal permite que mais agricultores participem do PAA

EM BRUMADINHO

Programa de Aquisição de Alimentos integra o pacote de ações do governo federal para assistir às famílias afetadas pelo rompimento de barragem
publicado  em 22/03/2019 19h17
Clarice Castro

Brasília – Agricultores de Brumadinho (MG) já podem negociar suas produções pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério da Cidadania aprovou a proposta apresentada pelo município para a execução dos R$ 300 mil destinados pelo governo federal para a ampliação do programa. Com o aporte, o investimento total do PAA no município chega a R$ 420 mil e 117 agricultores familiares da região estão cadastrados e poderão participar. A medida está entre as ações do governo federal para socorrer a comunidade e aliviar os impactos econômicos causados pelo rompimento de barragem com rejeitos de mineração, em 25 de janeiro.

A coordenadora geral de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Andressa Beig Jordão, destaca o esforço para auxiliar a população a se recuperar da tragédia.  “Fizemos um levantamento das principais ações e uma que poderíamos colocar em prática de imediato é o PAA, pois ele movimenta o comércio local e contribui para a doação de alimentos a muita gente que precisa”, alega.

O rompimento da barragem em Brumadinho custou a José Salvador Ursine quatro hectares e 20 anos de produção de alface e outras folhosas. Aos 53 anos, ele tenta retomar a vida arrancada pelo desastre, que destruiu a horta da qual ele extraía o sustento da família. Ele mora com a esposa, Conceição, de 40 anos, e os filhos Gabriel e Pedro Henrique, de 20 e 16 anos, respectivamente. “Perdi tudo. Eu já sou cadastrado no PAA e o programa, pra mim, é de extrema importância, é de onde vem toda a minha renda.”

RECOMEÇO – O diretor de departamento da Secretaria de Agricultura de Brumadinho, Cleverson Duarte, afirma que o investimento do Ministério da Cidadania vai impulsionar as produções e incrementar a renda dos agricultores. Ele está trabalhando no cadastro de novos produtores rurais. “Eles estão satisfeitos com a ampliação do PAA. Estamos tentando dar a esses trabalhadores uma injeção de ânimo, buscar alternativas de plantio. Eles estão empenhados em recomeçar a vida”, pontua.

O Banco de Alimentos e a Central de Distribuição da Agricultura Familiar do município vão adquirir banana, laranja, leite de vaca integral pasteurizado, tangerina e raiz de mandioca.

Outras ações - Em fevereiro, o governo federal antecipou os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família aos moradores de Brumadinho (MG). Com as medidas, as famílias podem sacar o dinheiro já no primeiro dia, sem necessidade de aguardar a data especificada nos calendários de pagamentos. Para este mês, o benefício para todas as 1.506 famílias do Bolsa Família já estava disponível no dia 18. Já os 775 beneficiários do BPC poderão sacar o recurso na próxima segunda-feira (25).

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa