Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Março > Governos estaduais reafirmam compromisso com o Criança Feliz

Notícias

Governos estaduais reafirmam compromisso com o Criança Feliz

PACTO

Representantes de 24 Estados e do Distrito Federal assinaram documento durante o Seminário Internacional da Primeira Infância pelo avanço do programa
publicado  em 12/03/2019 20h01
Exibir carrossel de imagens Foto: Mauro Vieira O governador do Piauí, José Welligton Dias, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a primeira-dama capixaba, Maria Virginia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o ministro Osmar Terra, e o secretário Especial do Desenvolvimento, Lelo Coimbra

O governador do Piauí, José Welligton Dias, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a primeira-dama capixaba, Maria Virginia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o ministro Osmar Terra, e o secretário Especial do Desenvolvimento, Lelo Coimbra

Brasília - Continuar aprimorando o Programa Criança Feliz para chegar a mais famílias e orientá-las sobre como impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças. Com esse propósito, firmou-se nesta terça-feira (12) um pacto pela continuidade e o avanço da iniciativa em todo o país, com a assinatura de representantes de 24 estados e do Distrito Federal dentro da programação do Seminário Internacional da Primeira Infância - o melhor investimento para desenvolver uma Nação.

O governador do Piauí, José Wellington Dias, falou sobre a experiência no Estado e a relevância do seminário para manter na agenda pública a atenção ao desenvolvimento infantil. “O Piauí abraça com muita firmeza o programa. Acredito que esse evento dá visibilidade e permite que a gente tenha uma troca de ideias que contribui para o fortalecimento das ações e do apoio dos Estados aos municípios”, afirmou.

Dos 26 estados brasileiros, apenas Santa Catarina e Minas Gerais ainda não aderiram ao programa. Participante do seminário, a secretária do Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá, afirma que mais de 250 municípios mineiros já contemplam ações do Criança Feliz - e uma possível adesão poderia auxiliar as famílias mais pobres. “Nós estamos debatendo com as equipes e analisando a melhor forma de aderir ao programa”, disse.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, avaliou de forma positiva a sensibilização promovida pelo evento junto aos novos gestores estaduais. “Os governadores assumiram esse compromisso e queríamos também mostrar como o programa funciona e os resultados alcançados. Com mais apoios, esperamos terminar 2019 com 1 milhão de atendimentos em todo o país”, concluiu.

Seminário Internacional da Primeira Infância
O Seminário Internacional da Primeira Infância – O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação é promovido pelo Ministério da Cidadania e acontece nestas terça (12) e quarta-feira (13), em Brasília. O evento reúne especialistas internacionais e brasileiros no tema primeira infância para avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país.

Leia mais notícias sobre o Seminário Internacional da Primeira Infância

Seminário Internacional da Primeira Infância– 12 e 13 /03/2019

Criança Feliz - O Ministério da Cidadania coordena o Criança Feliz por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. O programa integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Nas visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também recebem atendimento.

Até o momento, o programa está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. No total, mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e da linguagem das crianças.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa