Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Março > Gestores da área de assistência social recebem capacitação sobre orçamento em Brasília

Notícias

Gestores da área de assistência social recebem capacitação sobre orçamento em Brasília

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

Encontro promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) vai tirar dúvidas sobre a execução orçamentária e financeira
publicado  em 18/03/2019 20h38
Foto: Clarice Castro

BrasíliaCerca de 100 secretários e profissionais ligados à gestão de fundos estaduais e municipais da Assistência Social estão em Brasília para participar, até sexta-feira (22), da I Semana de Gestão Orçamentária e Financeira do Sistema Único da Assistência Social (Suas). A oficina tem o objetivo de aprofundar questões sobre a utilização e a prestação de contas dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Na abertura, o secretário de Gestão de Fundos e Transferências do Ministério da Cidadania, Marcelo Camargo, destacou que o apoio aos gestores e a troca de informações é importante para melhorar o atendimento à população. “A partir deste trabalho podemos aprimorar nossa atuação e ajudá-los a melhorar a execução dos recursos. Queremos acelerar a chegada dos repasses onde eles são mais precisos. Com conhecimento, você poderá prestar um melhor serviço público”, apontou o secretário.

Durante os cinco dias de encontro serão apresentados temas como as regras para utilização dos recursos, planejamento financeiro, prestação de contas e monitoramento da gestão orçamentária e financeira. A diretora-executiva do FNAS, Dulcelena Martins, destacou que a participação dos gestores sela a confiança do governo federal nos estados e municípios em relação à execução de uma boa política de assistência social. “Precisamos unir esforços para superar as dificuldades. Com a nossa parceria, aliada ao conhecimento, seremos capazes avançar ainda mais”.  

A oportunidade de aprimorar a gestão de recursos para atender melhor a população foi o que motivou o prefeito de São José dos Basílios (MA), Creginaldo Rodrigues de Assis, a participar do encontro. A cidade tem cerca de 7,5 mil habitantes e metade recebe o Bolsa Família. “É um município muito carente. Esse evento nos ajudará a ter mais conhecimento sobre este repasse”.

O diretor da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, Reynan Abreu, ressaltou que atuará como multiplicador das orientações. Para ele, o encontro auxilia na sintonia das ações entre os governos federal, estadual e municipal. “Replicaremos o conteúdo aqui desenvolvido para os 144 municípios paraenses. São capacitações sobre gestão que atendem às demandas das prefeituras. Dessa forma, falamos a mesma língua que o Ministério”.

Saiba mais
O Ministério da Cidadania realiza mensalmente oficinas para auxiliar gestores municipais e estaduais e conselheiros de todo o país. Para acompanhar as datas das capacitações, acompanhe o blog do Fundo Nacional de Assistência Social - http://blog.mds.gov.br/fnas/.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa