Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Maio > Osmar Terra faz palestra para visitadores e acompanha ações do Criança Feliz

Notícias

Osmar Terra faz palestra para visitadores e acompanha ações do Criança Feliz

EM BOA VISTA

Ministro da Cidadania liderou comitiva com representantes da fundação holandesa Bernard van Leer, que esteve no município para conhecer ações voltadas à primeira infância
publicado  em 04/05/2019 09h28
Foto: Mauro Vieira

Boa Vista – Em viagem nesta sexta-feira (3) a Boa Vista (RR), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, conduziu uma palestra para visitadores e supervisores do programa Criança Feliz. Com uma comitiva da fundação holandesa Bernard van Leer, Terra também conversou com gestantes atendidas pela iniciativa municipal Família Que Acolhe,  parceira do governo federal.

O ministro ressaltou que o trabalho em conjunto torna mais eficiente o acompanhamento de gestantes e crianças. “Boa Vista hoje é referência internacional na área da primeira infância. É realmente uma cidade da criança pequena, que entendeu a importância que têm os primeiros anos de vida para desenvolver a cidadania, as competências humanas, a qualidade de vida. Ao fornecer às famílias mais pobres o apoio para incentivar seus filhos, Boa Vista está dando exemplo ao mundo. Não é à toa que estão aqui representantes da Holanda, dos Estados Unidos, do Equador a fim de conhecerem o programa.”

Em uma unidade de atendimento da iniciativa Família Que Acolhe, o ministro falou para um grupo de mulheres em fase final de gestação. Ele explicou sobre a necessidade de dedicar tempo, carinho e atenção às crianças.

Mãe de Enzo Gabriel, de cinco meses, Sheuly Rylene da Silva contou que o acompanhamento desde a gravidez a ensinou a se doar mais ao filho. “As palestras são muito boas, aprendemos como socorrer o bebê quando ele se engasga, por exemplo. Também passamos a dar atenção para as crianças, brincar. Isso tudo é importante. A nossa vida não é só trabalho, mas também cuidar nossos filhos”, relatou.

Colaboração – A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, destacou a colaboração importante do governo federal para mudar a realidade da população, a partir do início da história do indivíduo. “Nós viramos referência de trabalho graças ao ministro Osmar Terra e ao Ministério da Cidadania. A visitação do Criança Feliz faz toda a diferença para o futuro da criança visitada. O resultado junto com o Família que Acolhe é realmente uma geração melhor. Eu tenho certeza disso”, assegurou.

Em Roraima, todos os 15 municípios aptos a participarem do programa fizeram a adesão. Até o fim de abril, o atendimento chegou a 2.915 pessoas, sendo 2.346 crianças e 569 gestantes.

A expansão do Criança Feliz em todo o país chama a atenção da comunidade internacional. O representante sênior da Fundação Bernard van Leer para a América Latina, Leonardo Yánez, enfatizou que o programa é um modelo que deve ser replicado em outras partes do mundo. “Esses programas são um modelo de eficiência. Têm muitos desafios e, com a migração venezuelana, entendo que são ainda maiores, mas a política que a prefeita está levando, e que a Federação está levando atendimento, são exemplos para outros países da região. O Brasil é uma referência mundial e nós temos requerimentos de outros países, como Etiópia, Costa do Marfim e Índia, que gostam de saber o que faz o Brasil para copiar boas ideias. Nosso investimento vai nessa direção.

A comitiva visitou ainda o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Silvio Leite para dialogar com visitadores e supervisores do programa. O Criança Feliz está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 604 mil crianças e gestantes. No total, mais de 14,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 17,1 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e da linguagem das crianças.

Leia também:
Ministro visita abrigos para venezuelanos e diz que interiorização poderá ser ampliada

Ministro visita abrigos de venezuelanos e Cras em Boa Vista/RR (3/52019)

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa