Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Maio > Nova secretária nacional defende criar condições para inserir mais jovens no mercado de trabalho

Notícias

Nova secretária nacional defende criar condições para inserir mais jovens no mercado de trabalho

ADMINISTRAÇÃO

Cursos técnicos e parcerias com a inciativa privada são estratégias para tirar jovens da pobreza
publicado  em 15/05/2019 17h34
Foto: Rafael Zart

Brasília – A nova secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Rita Passos, tomou posse nesta quarta-feira (15). Rita é formada em Pedagogia e já atuou como secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu.

Segundo Rita Passos, a experiência na área de gestão pública facilita a implementação de políticas sociais de combate à pobreza. Ela defende que o diálogo com os estados, os municípios e a iniciativa privada é fundamental para o sucesso da administração federal.

A secretária aponta que é preciso capacitar jovens por meio de cursos profissionalizantes a fim de inseri-los no mercado de trabalho. “Temos que estimular os jovens atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a participarem de cursos e projetos semelhantes, oferecendo experiência e contribuindo para um bom currículo”, explica. Outro ponto é a necessidade de dialogar com o setor privado para garantir empregos aos jovens assistidos pelo SUAS.

O empreendedorismo também terá destaque durante a sua gestão. Rita argumenta que, para melhorar a economia e estimular novos empresários, deve-se criar um ambiente de negócios mais favorável a quem deseja abrir uma empresa. “Muita gente no Brasil quer empreender, mas não tem condições ou conhecimento técnico ainda. Precisamos mudar isso, facilitar para quem quer crescer e investir”, afirma.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa