Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Maio > Ministério da Cidadania prestigia os 38 anos da Embrapa Hortaliças

Notícias

Ministério da Cidadania prestigia os 38 anos da Embrapa Hortaliças

SEGURANÇA ALIMENTAR

Secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural participou de solenidade comemorativa, em Brasília
publicado  em 31/05/2019 18h00
Foto: Clarice Castro

Brasília – A Embrapa Hortaliças comemora 38 anos. A unidade é parceira do Ministério da Cidadania no Projeto Hortas Pedagógicas, que leva técnicas de produção a escolas do Piauí e Maranhão - localidades em que foi identificado baixo consumo de hortaliças. O secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural da pasta, José Roberto Carlos Cavalcante, participou, nesta sexta-feira (31), da solenidade comemorativa, em Brasília (DF).

A unidade na capital federal é referência pela sua contribuição técnico-científica e articulação em defesa da sustentabilidade do espaço rural e do agronegócio de hortaliças. Segundo o secretário nacional, a Embrapa pode dar subsídios de pesquisas de agricultura urbana consistentes para desenvolver o projeto. “As hortas vêm para mostrar à população urbana, de escolas, a necessidade de ter uma boa qualidade de alimentos, na quantidade certa. Mostra a importância de ser possível cultivar hortaliças em pequenos espaços urbanos, não somente na zona rural”, pontuou.

O projeto consiste em construir uma metodologia para implantar hortas em comunidades que apresentem alto índice de vulnerabilidade social, coforme explicou o pesquisador e chefe-geral da unidade de Brasília da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento. “Alimentação é uma preocupação muito grande, principalmente alimentação infantil. Nossas crianças se alimentam muito mal. A ideia é mostrar o valor nutricional dessas hortaliças, que fornecem vitaminas, sais minerais e antioxidantes.”

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa