Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Maio > Diretor de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania capacita gestores da Bahia

Notícias

Diretor de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania capacita gestores da Bahia

POLÍTICAS PÚBLICAS

Profissionais de Irecê recebem orientação voltada para as necessidades específicas desse público
publicado  em 30/05/2019 17h05
Foto: Divulgação Ministério da Cidadania

Brasília – Preparar o país para o envelhecimento da população é o que propõe a Estratégia Brasil: Amigo da Pessoa Idosa. A ação do Ministério da Cidadania orienta gestores de todas as esferas sobre como desenvolver políticas públicas com foco nessa população. Nesta quinta-feira (30), o diretor de Atenção ao Idoso da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, Leonardo Rezende, participou de capacitação para gestores do município de Irecê (BA).

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras), trabalhadores de Irecê e municípios da região estiveram reunidos para trocar experiências acerca de iniciativas e políticas públicas direcionadas ao público idoso. Na ocasião, Rezende destacou a importância de pensar estratégias que olhem para o futuro e a qualidade de vida dos mais velhos. “Quando a gente fala em envelhecimento, pensa em previdência, assistência social e saúde, no entanto, outros setores da administração pública devem estar atentos, desde infraestrutura, para garantir melhor acessibilidade, até processos envolvendo trabalho e emprego”, apontou.

O diretor de Atenção ao Idoso salientou, ainda, que os municípios devem se movimentar em relação a essas mudanças. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, até 2060, o Brasil terá mais de 70 milhões de idosos. “É um público crescente e que tem demandas que nós, enquanto administradores públicos, não estamos acostumados. Para isso existe a Estratégia Brasil: Amigo da Pessoa da Idosa. Ela oferece método, fomento e reconhecimento a fim de que os municípios possam se preparar para o aumento da população idosa, com suas necessidades específicas. ”

As oficinas de capacitação e atividades em prol da população idosa em Irecê (BA) seguem até esta sexta-feira (31). O município aderiu à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa em 2018.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa