Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Maio > Criança Feliz é destaque em seminário internacional sobre infância

Notícias

Criança Feliz é destaque em seminário internacional sobre infância

EM SÃO PAULO

Promovido pela revista Pais e Filhos, evento teve a participação do ministro da Cidadania, Osmar Terra
publicado  em 07/05/2019 17h01
Foto: Mauro Vieira

Brasília - Os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento das crianças foram apresentados pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, durante o 7° Seminário Internacional Pais&Filhos, em São Paulo, nesta terça-feira (7). No evento promovido pela revista Pais e Filhos, Terra destacou que os primeiros mil dias de um ser humano são fundamentais para a sua trajetória e o seu crescimento.

De acordo com o ministro, o governo federal vai ampliar o Programa Criança Feliz, que deve chegar a um milhão de atendidos até o fim do ano – o objetivo é dar às crianças mais pobres as condições para um desenvolvimento pleno. "Todos nascem com o mesmo potencial. O que acontece a partir do nascimento é que os diferencia. Uma criança que nasce em uma família de classe média chega à escola com um vocabulário mais rico, por exemplo, pela diversidade de estímulos que ela recebe. Já meninos e meninas de família pobre não recebem os mesmos incentivos. Por isso, lançamos o  Criança Feliz", explicou. 

Terra enfatizou que todos precisam estar comprometidos com a criação do novo membro da família. "É importante que todo mundo esteja envolvido nesse processo, independentemente do tipo de família, que a criança tenha carinho e se procure entender o que sente, incentivá-la de forma adequada. São preceitos básicos necessários a quem vai proteger essa criança, que a pessoa tenha esse direcionamento", reforçou. 

Com o tema Juntos é Possível, o seminário desta terça reuniu famílias, educadores e especialistas em infância para debater como o processo de criação é uma tarefa coletiva, bem como a necessidade de se mobilizar toda a sociedade para os cuidados com as crianças. 

Criança Feliz é destaque em seminário internacional sobre infância  (7/5/2019)

Saiba Mais
Coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também são atendidas. 

O Criança Feliz está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 604 mil crianças e gestantes. No total, mais de 14,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 17,1 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e da linguagem das crianças. 

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa