Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Maio > Congresso Brasileiro do Cooperativismo debate a necessidade de parcerias para a geração de empregos

Notícias

Congresso Brasileiro do Cooperativismo debate a necessidade de parcerias para a geração de empregos

EM BRASÍLIA

Evento debate o futuro do setor e as formas de promover o desenvolvimento sustentável
publicado  em 08/05/2019 16h35
Foto: Clarice Castro

Brasília - O cooperativismo deve ser um dos grandes parceiros do governo federal na promoção do desenvolvimento humano e na geração de emprego para a população de baixa renda. Foi o que destacou do secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, durante a abertura do Congresso Brasileiro do Cooperativismo nesta quarta-feira (8), em Brasília.

No evento, parlamentares, representantes do Poder Judiciário e do Executivo reforçaram a necessidade de caminhar juntos e gerar melhores condições para o crescimento do país. Atualmente, existem mais de 6,6 mil cooperativas, que impactam cerca de 14 milhões de pessoas.

Na visão do secretário Lelo Coimbra, o trabalho conjunto com o setor cooperativista é fundamental para que as políticas executadas pelo governo federal tenham sucesso. “O cooperativismo faz parte hoje de um grande instrumento de promoção do desenvolvimento e compartilhamento das riquezas do Brasil. Do ponto de vista da inclusão, ele é um instrumento importante porque fomenta oportunidades de trabalho. Ajuda a reduzir a pobreza e a promover a inclusão das pessoas e das famílias no processo produtivo”, destacou.

O Ministério da Cidadania tem promovido uma série de encontros junto ao Sistema S, em colaboração com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), para qualificar os jovens do Bolsa Família. “Esse público pode mudar a história das suas famílias recebendo microcrédito, oportunidades de empreendedorismo ou por meio de emprego em uma atividade cooperada”, disse o secretário especial.

A abertura do Congresso também foi marcada pela comemoração dos 50 anos da OCB. Segundo o presidente Márcio Lopes de Freitas, uma grande responsabilidade está nas mãos das cooperativas, dos governos e dos parlamentares. “Está na hora de fazermos um desenho ousado, forte, inovador dentro desta nova revolução industrial, de gente, chamada de disruptura. Temos a obrigação de construir o futuro que a gente quer”, projetou.

Congresso Brasileiro do Cooperativismo (8/5/2019)

Saiba Mais
Com o tema O Cooperativismo do Futuro se Constrói Aqui e mais de mil e trezentos participantes de todo o país, o congresso debate, até sexta-feira (10), o desenvolvimento sustentável do setor no país. Nesta quinta-feira (9), o Plano Progredir, coordenado pelo Ministério da Cidadania, será apresentado ao público. A iniciativa promove a capacitação das pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, impulsiona o empreendedorismo e o acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio.

*Por André Luiz Gomes

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa