Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Junho > Secretário de Prevenção às Drogas participa de evento no Instituto Padre Haroldo

Notícias

Secretário de Prevenção às Drogas participa de evento no Instituto Padre Haroldo

COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

Em Campinas, Quirino Cordeiro acompanhou a posse do conselho deliberativo da Febract e a graduação de 28 acolhidos
publicado  em 03/06/2019 20h23

Brasília – O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Jr., acompanhou a posse do conselho deliberativo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) no Instituto Padre Haroldo, em Campinas (SP), no sábado (3). Na ocasião, Cordeiro também participou da graduação de 28 acolhidos que finalizaram tratamento no instituto.

Durante a posse, o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas destacou a relevância das atividades executadas pela Febract. “É muito importante estreitarmos os laços com a federação e manter essa interlocução com o Ministério da Cidadania”, pontuou. Criada com o objetivo de contribuir com ações de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, a Febract também atua em parceria com o poder público na elaboração e execução de políticas referentes à dependência química.

De acordo com o presidente da Febract, Luis Roberto Chaim Sdoia, a parceria com o Ministério da Cidadania é fundamental para promover a qualidade dos serviços oferecidos pelas comunidades terapêuticas. “Entendemos que a ampliação de vagas foi muito importante e somos gratos ao Ministério da Cidadania por isso. Temos um compromisso muito sério com essas entidades”, ressaltou.

Além de oficializar a ampliação do número de vagas nas comunidades terapêuticas, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, assinou três portarias para complementar as ações: a primeira cria um cadastro de comunidades terapêuticas, com objetivo de mapeá-las e garantir um tratamento padronizado e de qualidade; a segunda trata do plano de fiscalização e monitoramento das entidades; e a terceira portaria institui a certificação de qualidade dos cursos de capacitação para profissionais que atuam nas comunidades.

Graduação – Ainda no sábado, Quirino acompanhou a graduação de 28 acolhidos no Instituto Padre Haroldo. Eles finalizaram o tratamento contra dependência química na instituição. Fundada em 1978, a entidade filantrópica atua com pessoas em situação de vulnerabilidade social nas áreas da assistência social e saúde, na promoção de prevenção, cuidados e educação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, acolhimento residencial, comunidades terapêuticas para dependentes químicos, um programa transversal de facilitação para o trabalho e renda e outros projetos com crianças e adolescentes nessas áreas.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania