Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Junho > Levantamento mostra o impacto das drogas na violência doméstica

Notícias

Levantamento mostra o impacto das drogas na violência doméstica

PREVENÇÃO

Estudo apresentado em evento da Cidadania aponta que muitas crianças vítimas de agressões podem se tornar dependentes químicos na vida adulta
publicado  em 11/06/2019 20h22

Brasília - As agressões na infância têm um grande impacto no uso de drogas na vida adulta, de acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad). Os dados de 2012, com a participação de mais de 4 mil entrevistados em 149 municípios, apontam que é necessário promover ações de conscientização voltadas para pais e crianças. As informações foram apresentadas pela professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Fátima Padim durante painel no Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas, nesta terça-feira (11), em Brasília.

Um dos principais dados da pesquisa mostra que 21,7% da população foram vítimas de, pelo menos, uma violência física na infância – desse volume, em 20% dos casos o abusador havia bebido. "Já vemos, cotidianamente, os males causados pelo álcool, mas a pesquisa demonstra o grande impacto e a relação direta na violência doméstica", disse Padim.

Além disso, 21% dos que sofreram violência na infância consumiram drogas na adolescência ou vida adulta. "Nas escolas, devemos integrar as famílias, procurando uma comunicação mais assertiva e investir na educação socioemocional para que possamos fortalecê-las e prevenir o uso de drogas", sugeriu Padim, que também assinalou a necessidade de fortalecer os conselhos tutelares.

Um dos idealizadores do Congresso Freemind, o maior da América Latina sobre os impactos das drogas, Paulo Martelli ressaltou a importância da prevenção e a integração entre a sociedade civil e os governos nas políticas públicas. "Devemos começar com a base, na prevenção. A dificuldade de combater as drogas é enorme. A nossa união fará com que consigamos reduzir o uso de drogas no Brasil. Não desistam, pois estamos salvando vidas."

Encontro - O Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas aborda temas como a Nova Política Nacional sobre Drogas, o papel da família no tratamento de dependentes químicos, a violência doméstica, e os programas de prevenção ao uso de drogas, entre outros.

O evento termina nesta terça-feira (11) e é realizado em parceria com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Infraestrutura, Educação, Saúde e Mulher, Família e Direitos Humanos.

Leia mais notícias sobre o Seminário Intersetorial de Políticas Sobre Drogas

Levantamento mostra o impacto das drogas na violência doméstica

*Por André Luiz Gomes

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa