Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Junho > Evento sobre primeira infância no Espírito Santo destaca o Criança Feliz

Notícias

Evento sobre primeira infância no Espírito Santo destaca o Criança Feliz

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Secretário do Desenvolvimento Social enfatizou a necessidade do trabalho em conjunto com o estado e municípios
publicado  em 18/06/2019 18h53
Foto: Guto Martins

Vitória – O programa Criança Feliz foi destaque na Mesa Técnica Intersetorial sobre a Primeira Infância realizada nesta terça-feira (18), em Vitória (ES). O evento reuniu diversas autoridades e técnicos especialistas em desenvolvimento infantil, que debateram estratégias de cooperação de proteção à criança.

Para o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, o trabalho conjunto é fundamental para atingir bons resultados. “A junção, a colaboração para chegar a soluções mais eficientes com as mesmas condições de recursos é essencial, então, a experiência aqui agrega muito”, atestou. Na palestra, Lelo Coimbra também enfatizou a relevância do programa para o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

No Espírito Santo, dos 66 municípios elegíveis, 20 aderiram ao Criança Feliz. Até o momento, foram realizadas 25.810 visitas domiciliares com o acompanhamento de 1.761 crianças e 332 gestantes. Já foram repassados mais de R$ 1,2 milhão ao estado e R$ 2,4 milhões às cidades para o desenvolvimento das ações.

Prioridade – Segundo o secretário estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Bruno Lamas, é importante que os municípios participem do Programa Criança Feliz para o desenvolvimento socioeconômico da população capixaba. “O recurso é federal e os municípios têm apoio do estado para desenvolverem o programa, porque acreditamos que o social é uma prioridade. Estamos focados em superar a extrema pobreza no Espírito Santo”, declarou.

“O trabalho é muito positivo e nós já vemos os resultados, principalmente nos relatos das famílias sobre a evolução das crianças”, avaliou a técnica da Política de Assistência Social do município de Alfredo Chaves, Carolina Maroquino. Também participaram do evento a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Saiba mais
O Criança Feliz é considerado o maior programa de atendimento domiciliar a gestantes e crianças do mundo. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A iniciativa do Ministério da Cidadania já atendeu mais de 662 mil pessoas em todo o país, totalizando mais de 16 milhões de visitas em 2.623 municípios.

Evento sobre primeira infância no Espírito Santo destaca o Criança Feliz

*Por Henrique Jasper

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa