Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Julho > Osmar Terra defende capacitação profissional para beneficiários do Bolsa Família no Amapá

Notícias

Osmar Terra defende capacitação profissional para beneficiários do Bolsa Família no Amapá

TRABALHO

Ministro da Cidadania visitou barco-escola do Senai em Macapá (AP) e falou de parcerias para aumentar o número de vagas em cursos de qualificação
publicado  em 12/07/2019 19h08
Foto: Rafael Zart

Macapá (AP) - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, defendeu o aumento de vagas em cursos profissionalizantes para beneficiários do Bolsa Família em todo o País. A afirmativa ocorreu nesta sexta-feira (12) durante uma visita ao barco-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Macapá (AP).

Ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do governador do Estado, Waldez Goés, e do prefeito da cidade, Clécio Luís, o ministro Osmar Terra pode acompanhar o trabalho de capacitação desenvolvido na embarcação. De acordo com Terra, os serviços oferecidos às famílias de baixa renda, principalmente aos jovens, podem ser ampliados. Principalmente, com parcerias entre o Sistema "S" e o governo federal por meio do Plano Progredir, que oferece acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. "É o que nós queremos para todos os filhos dos beneficiários do Bolsa Família que não trabalham nem estudam. Precisamos levar a curto prazo mais oportunidades para todos esses jovens", defendeu.

O barco-escola possui quatro salas de aula, sete laboratórios e oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para mais de 400 alunos. Entre eles, a beneficiária do Bolsa Família Zenilda dos Santos. Aluna do curso de informática, a jovem já sonha com um futuro melhor para ela e para os colegas. "Está sendo muito importante para todos nós que temos baixa renda e queremos melhorar de vida. Assim que terminar o curso pretendo espalhar meu currículo e conseguir um emprego para não precisar mais do benefício", afirmou.

Com os barcos-escolas, desde 1979, o Senai já qualificou mais de 60 mil pessoas em 65 municípios dos estados do Norte do Brasil. Para a coordenadora de Educação do Senai Amapá, Jaciara Conceição, o investimento do governo federal em qualificação de jovens pode transformar o País. "Entregar um curso, entregar uma profissão, pode mudar a vida de alguém. Para a mudança social que queremos daqui para a frente, a educação profissional representa um grande salto", concluiu.

Progredir - O Plano Progredir já ofertou mais de um milhão de vagas em cursos de qualificação nas modalidades presencial e a distância, desde que foi criado. Atualmente, a iniciativa conta com a colaboração de 19 instituições financeiras. No portal do Progredir, os beneficiários podem cadastrar currículos e participar da seleção de vagas de empregos viabilizadas pela rede de parceiros. Mais informações estão disponíveis no portal do Progredir em mds.gov.br/progredir.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa