Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Julho > Governo Federal visita comunidades terapêuticas em Roraima, Amazonas e Piauí

Notícias

Governo Federal visita comunidades terapêuticas em Roraima, Amazonas e Piauí

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Audiências com governadores também fazem parte da agenda do secretário do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, nos três estados
publicado  em 03/07/2019 15h49
Foto: Suyane Mesquita

Brasília – O secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, está visitando três estados – Roraima, Amazonas e Piauí, nesta semana, para alinhar ações de prevenção, reinserção social e de tratamento de dependentes químicos. Nesta quarta-feira (3), ele se reúne com secretários estaduais e com o governador de Roraima, Antônio Denarium, para discutir o novo Plano Nacional de Políticas Sobre Drogas. Ele também irá verificar o trabalho realizado na única comunidade terapêutica financiada pelo governo federal no estado, uma unidade da Fazenda da Esperança.

Já na quinta-feira (5), o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, recebe o secretário Nacional para discutir ações conjuntas em relação à prevenção ao uso de drogas no Estado. “O alinhamento com gestores locais é extremamente importante para que possamos implantar a nova nacional política sobre drogas e possamos dar cada vez mais potência às nossas ações”, defendeu o secretário de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas. Além disso, Quirino Cordeiro também vai a duas comunidades terapêuticas – uma feminina e outra masculina – também da Fazenda da Esperança, em Manaus.

Segundo o secretário Quirino Cordeiro, as visitas às comunidades terapêuticas também têm o objetivo de capacitar as unidades para uma possível expansão no atendimento a dependentes químicos. “Há a necessidade de expansão no número de serviços e no número de vagas ofertadas para a população. A ideia é identificar a situação das comunidades terapêuticas locais a partir dessas visitas para que possamos ajuda-las na estruturação tanto no ponto de vista das formalidades, de documentação, como no processo terapêutico”, explicou.

Piauí – No último final de semana, em Teresina (PI), o secretário Quirino Cordeiro foi até as comunidades terapêuticas Fazenda da Paz e Casa de Ester. No domingo (30), ele participou da 10ª Caminhada da Fazenda da Paz e de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina, discutindo ações de Prevenção ao uso de álcool por adolescentes. O evento reuniu mais de 1,2 mil pessoas.

Saiba Mais
No início do ano, o Ministério da Cidadania ampliou a quantidade de vagas financiadas pelo governo federal para tratar dependentes químicos em todo o país. Em março, 216 novos contratos com comunidades terapêuticas foram assinados, possibilitando o atendimento a 10,8 mil pessoas.

*Por André Luiz Gomes

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa