Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Julho > Governo busca políticas de apoio a pequenos agricultores em todo o País

Notícias

Governo busca políticas de apoio a pequenos agricultores em todo o País

Sustentabilidade

Reunião entre ministério da Cidadania, Agricultura e Economia debateu formas de incentivar a agricultura familiar
publicado  em 09/07/2019 16h50
Foto: Clarice Castro

Uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estuda medidas de incentivo à agricultura familiar no Brasil. A importância da criação de políticas, que beneficiem os pequenos produtores, foi reforçada pelo secretário especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra. A afirmação foi feita nesta terça-feira (09/07), durante reunião com o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Guilherme Soria Bastos Filho.

Segundo Coimbra, é fundamental que os agricultores tenham condições de comercializar seus produtos e obter lucro, a fim de garantir a sustentabilidade da atividade. Ele acrescenta que o papel do governo federal é essencial na busca pela segurança alimentar e crescimento do País.

Estiveram ainda na reunião o Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Carlos Cavalcante, o diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Iberê Orsi, o diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso Aos Mercados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O encontro contou também com representes do Ministério da Economia, Márcio De Andrade Madalena e a Coordenadora-Geral de Acompanhamento da Produção Agropecuária, Mônica Netto.

Fomento – O ministério da Cidadania apoia agricultores familiares e cooperativas em todas as regiões do País por meio do programa Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos. A modalidade permite que órgãos públicos da União adquiram itens de agricultores individuais, cooperativas e associações sem necessidade de licitação. Isto facilita a venda e garante alimentação de qualidade para milhões de pessoas. Mais informações sobre o PAA você encontra no site: mds.gov.br/compra-da-agricultura-familiar

Henrique Jasper
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania