Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Julho > Encontro em Roraima debate políticas sobre drogas

Notícias

Encontro em Roraima debate políticas sobre drogas

Combate às Drogas

Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas, Quirino Cordeiro, participou do evento com o governador, secretarias estaduais e sociedade civil
publicado  em 08/07/2019 14h43
Foto: Agência Roraima

Brasília – O Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, participou de um encontro com o governador de Roraima, Antônio Denarium, e representantes de diversas pastas do governo local para debater as políticas estaduais de Combate às Drogas. A reunião, que ocorreu na última quarta-feira (3), contou também com a participação do presidente da Confederação Nacional de Política sobre Drogas, Alberto Calmon.

Durante o encontro, Quirino Cordeiro apresentou a nova Política Nacional Sobre Drogas, lançada pelo governo federal e a Lei Sobre Drogas, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em junho. “O nosso objetivo é alinhar as ações do Estado com o governo federal. Devemos trabalhar juntos na prevenção e nos cuidados aos dependentes químicos nas comunidades terapêuticas com o intuito de ampliar o número de vagas", afirmou o secretário. "Realizaremos ações que irão fortalecer as atividades no contato escola. Isso fará com que as crianças fiquem protegidas do narcotráfico e do crime organizado", completou o secretário.

Segundo o governador Antônio Denarium, as ações apresentadas pelo secretário Cordeiro só reforçam o trabalho que o Estado deseja implementar no enfrentamento às drogas. "Vamos fazer um trabalho intenso para combater o uso de drogas e fazer com que as pessoas sejam reintroduzidas na sociedade e no mercado de trabalho", disse o governador.

Agenda – Além do encontro com representantes do governo estadual, o secretário Quirino Cordeiro também visitou a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Boa Vista (RR), que recebe financiamento do governo federal para o atendimento a dependentes químicos.

Saiba Mais
O Ministério da Cidadania ampliou neste ano a quantidade de vagas financiadas pelo governo federal para tratar dependentes químicos em todo o País. Em março, 216 novos contratos com comunidades terapêuticas foram assinados, possibilitando o atendimento a 10,8 mil pessoas.
Em abril, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou o decreto que institui a nova Política Nacional sobre Drogas, que passou a ser desenvolvida em conjunto pelos ministérios da Cidadania; da Saúde; da Justiça e Segurança Pública, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ministério da Cidadania ficou responsável pelo tratamento de dependentes químicos – focado na estratégia da abstinência dos usuários.
Já em junho, foram sancionadas alterações no Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sisnad). Entre as principais modificações, a lei prevê a internação involuntária de usuários de droga, reforça o trabalho executado pelas Comunidades Terapêuticas e amplia a pena imposta a traficantes.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa