Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Julho > Criança Feliz ultrapassa 700 mil atendimentos em todo o Brasil

Notícias

Criança Feliz ultrapassa 700 mil atendimentos em todo o Brasil

Reconhecimento

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, programa é referência mundial em visita domiciliar para a promoção do desenvolvimento infantil
publicado  em 22/07/2019 19h27
Foto: Rafael Zart

Brasília/DF – O Criança Feliz é considerado o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a promoção do desenvolvimento infantil. Os avanços continuam: o Programa ultrapassou os 700 mil atendimentos, entre gestantes e crianças de até seis anos. Com base em estudos científicos, a proposta do Criança Feliz consiste em levar às famílias orientações que estimulem um melhor desenvolvimento aos pequenos.

Política pública efetiva, cada prefeitura que adere ao Criança Feliz avança um passo rumo a uma geração mais saudável e ativa, conforme pontua o ministro da Cidadania, Osmar Terra. “O Criança Feliz é considerado o maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento das crianças, em escala, do mundo. E, em abril, nós ainda recebemos a notícia de que o programa é finalista do prêmio WISE Awards, da Fundação Qatar, que colocou o Criança Feliz entre as iniciativas mais inovadoras do mundo. Estamos concorrendo com a Inglaterra, a França, os Estados Unidos, a China. Isso já mostra, também, a importância desse trabalho”, destaca.

Práticas simples, como a troca de olhares entre mãe e bebê, a cantiga antes de dormir e a brincadeira de bater palmas contribuem para o desenvolvimento pleno das crianças. A ciência aponta que as conexões entre os neurônios se estabelecem em menor ou maior velocidade a partir dessas interações, assim, o Programa tem o objetivo de acompanhar crianças de até três anos e gestantes inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Impactos – Em Campina Grande (PB), a dona de casa Sara Cândido, 37 anos, conta o que tem aprendido sobre o relacionamento com o filho Daniel, de dois anos, desde que passou a receber as visitas do Criança Feliz. "Eu tenho aprendido sobre o desenvolvimento do meu filho. Por conta do programa, a gente aprende a interagir com a criança, ganha mais intimidade e brinca mais. Tirar um tempinho pra brincar com seu filho em casa é recompensador”, relata.

Balanço  Já aderiram ao Programa Criança Feliz 2.624 municípios. Mais de 17 milhões de visitas domiciliares foram realizadas e mais de 703.860 crianças e gestantes atendidas. O programa integra as áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa