Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Julho > Cidadania e governo do Distrito Federal articulam parcerias

Notícias

Cidadania e governo do Distrito Federal articulam parcerias

Cultura e Educação

Ministro recebeu governador Ibaneis para tratar sobre a reabertura do Teatro Nacional e o projeto de contraturno escolar
publicado  em 31/07/2019 19h34
Foto: Clarice Castro

Brasília/DF – O ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu nesta quarta-feira (31) o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Em reunião, eles trataram sobre alternativas para o contraturno escolar de instituições públicas e articulações para a reabertura do Teatro Nacional.

De acordo com Osmar Terra, uma das propostas para o Teatro Nacional é que o local passe a funcionar como um teatro-escola. “Não tem cabimento o Teatro Nacional estar fechado há tanto tempo. Gostaríamos muito que ele fosse um teatro escola e, também, uma escola nacional de teatro. Trazer o que nós temos de melhor na nossa atividade artística para a formação de novos profissionais em todas as áreas”, destacou.

O Teatro Nacional Claudio Santoro foi projetado em 1958 por Oscar Niemeyer para ser o principal equipamento cultural da nova capital do Brasil. Localizado no coração do centro político-administrativo de Brasília, o local está fechado ao público desde 2014. A manutenção do Teatro Nacional é de responsabilidade do governo do Distrito Federal.

Ainda na reunião, o ministro da Cidadania acenou para a possibilidade de tornar o Distrito Federal projeto-piloto para medir resultados de políticas públicas de impacto, principalmente, a estudantes. “Por exemplo: tentar atingir todas as crianças que estão em idade escolar, para que elas tenham atividade permanente no contraturno, não somente de esporte como também na parte artística”, observou.

O governador Ibaneis Rocha agradeceu ao ministro pela articulação junto ao Distrito Federal para a incorporação de programas e ações da pasta da Cidadania. “O encontro foi perfeito. O ministro Osmar Terra tem visão global de toda necessidade, abriu as portas para que a gente possa implementar os programas do ministério em parceria com o Distrito Federal, como um verdadeiro laboratório, um modelo de gestão, de educação, de formação e de libertação das nossas crianças e adolescentes do mundo da droga, do mundo da dificuldade de trabalho”, destacou.

Nos próximos dias será formado um grupo de trabalho, que deve ser liderado pelos secretários especiais do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura, para dar continuidade às tratativas.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa