Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Janeiro > Ministro Osmar Terra visita as instalações de apoio a venezuelanos em Roraima

Notícias

Ministro Osmar Terra visita as instalações de apoio a venezuelanos em Roraima

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Em Boa Vista, comitiva do governo federal garantiu continuidade da Operação Acolhida
publicado  em 18/01/2019 09h27
Foto: Divulgação/Ministério da Cidadania Ministro Osmar Terra participa de visita às instalações que recebem refugiados venezuelanos, em Boa Vista.

Ministro Osmar Terra participa de visita às instalações que recebem refugiados venezuelanos, em Boa Vista.

Boa Vista - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, visitou nesta quinta-feira (17) as instalações de apoio aos venezuelanos em Boa Vista (RR), integrando a comitiva do governo federal que visita Roraima. O objetivo é conhecer a situação dos imigrantes e as instalações da Operação Acolhida, executada pelo Ministério da Defesa.

Terra reforçou que as ações do governo federal para garantir atendimento humanitário aos refugiados vão continuar. “Estamos propondo ações sociais, como no caso do Profesp, para proporcionar atividades esportivas aos jovens. Também pretendemos dar algum tipo de benefício aos municípios que aceitarem receber refugiados. Eles só vão sair daqui se tiverem garantido algum tipo de acolhimento em outro lugar”, afirmou.

O posicionamento foi ratificado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo. “Nossa intenção vindo aqui pessoalmente é identificar de que forma podemos aperfeiçoar a Operação Acolhida, que começou em 2018 e já obteve êxito”.  

Para o venezuelano Pablo Gonzales, de 52 anos, este trabalho é fundamental. Ele está há um mês no Brasil e aguarda para ser levado a outro município. Enquanto isso, diz se sentir acolhido pelos brasileiros. “Quero agradecer a ajuda que estamos recebendo, por nos estenderem a mão e nos abrigarem em seu país. Queremos dizer a vocês, Brasil, como irmãos, que sempre estaremos agradecidos. E, se algum dia regressarmos à Venezuela, nunca esqueceremos o gesto de vocês".

Comitiva - O governador de Roraima, Antonio Denarium, apresentou à comitiva dados sobre a situação do estado e falou sobre a importância do trabalho em conjunto com o governo federal. “Somos o primeiro estado a receber uma comitiva de ministros e vamos fazer projetos para atrair novos investimentos a Roraima e fazer um trabalho pela manutenção do Projeto Acolhida”. Além de Osmar Terra e do general Fernando Azevedo, a comitiva que viajou a Roraima é formada pelos ministros da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez; Saúde, Luiz Henrique Mandetta; Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, e pela secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj.

Interiorização - As primeiras viagens de interiorização foram realizadas em abril de 2018, com o transporte de 265 venezuelanos para as cidades de São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). Atualmente, o processo já soma mais de 4,3 mil venezuelanos interiorizados. Em janeiro de 2019, 296 imigrantes foram encaminhados a outras cidades do país.

*Por Patricia Alencar e Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa