Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Fevereiro > Secretário Vinícius Botelho defende fortalecer a Cidadania por meio de políticas de avaliação e gestão da informação

Notícias

Secretário Vinícius Botelho defende fortalecer a Cidadania por meio de políticas de avaliação e gestão da informação

SAGI

Objetivo é o aperfeiçoamento da gestão pública, com produção e análise de informação estratégica e pesquisas
publicado  em 20/02/2019 15h37
Foto: Rafael Zart

Brasília - A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério da Cidadania é liderada pelo secretário Vinícius Botelho. Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Botelho defende a continuidade do trabalho de produção e análise de informação estratégica e o incentivo às pesquisas para aperfeiçoar a gestão das políticas públicas.

Se antes a Sagi subsidiava principalmente as políticas sociais, agora – com a junção das pastas de Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura no Ministério da Cidadania – o órgão expandiu as atividades de monitoramento, avaliação e capacitação de agentes públicos envolvidos com todas essas políticas. De acordo com o secretário, a integração contribui para a oferta de serviços ainda mais completos aos cidadãos. “Ter todas as ações em um lugar só torna mais fácil enxergar o cidadão na sua totalidade e ofertar serviços de maneira articulada. Com isso, conseguimos mais efetividade das políticas públicas, entregando todos os serviços de uma só vez”, assegura.

Confira o perfil do secretário Vinícius Botelho 

A Sagi apoia a formação e a capacitação de agentes públicos, tanto de forma presencial como a distância. Os cursos on-line e tutoriais estão disponíveis no Portal EaD do Ministério da Cidadania. O órgão ainda elabora e fomenta pesquisas, desenvolve indicadores, disponibiliza bases de dados, painéis de monitoramento e microdados, principalmente relacionados ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Segundo o secretário Vinícius Botelho, o foco da gestão também está voltado ao aprimoramento desse cadastro. “Queremos usar nosso conhecimento para gerar informações mais precisas para a execução das políticas públicas e a melhoria de todos os programas vinculados ao Cadastro”, explica.

Para o secretário, o principal desafio é mostrar a influência das pesquisas nas políticas públicas. “Estamos comprovando que é possível fazer política com base em evidências para chegar a resultados efetivos para a população”, conclui.

 *Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa