Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Fevereiro > Psicóloga e especialista em desenvolvimento infantil, Ely Harasawa lidera a Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano

Notícias

Psicóloga e especialista em desenvolvimento infantil, Ely Harasawa lidera a Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Com vasta experiência, ela é uma das responsáveis pela implantação do programa Criança Feliz - voltado ao desenvolvimento infantil nas famílias mais vulneráveis do país
publicado  em 19/02/2019 14h35
Foto: Rafael Zart

Brasília - A Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (SNPDH) é liderada pela psicóloga e especialista em Educação Infantil, Ely Harasawa. A pasta é vinculada à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, e responsável pela formulação e implementação de políticas e programas intersetoriais para a promoção do desenvolvimento humano.

De acordo com a secretária, o foco da gestão é ampliar a cobertura do programa Criança Feliz - que promove o acompanhamento e o estímulo para o desenvolvimento adequado das crianças nos primeiros anos de vida – e aumentar a adesão de municípios à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). Ações voltadas a jovens e adolescentes também compõem o trabalho da SNPDH.

Ely destaca que o Ministério da Cidadania - que engloba as pastas de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte - oferece mais oportunidades para ações intersetoriais. “A vivência e o contato com a cultura e expressões artísticas contribuem para o desenvolvimento humano. O esporte também tem ligação com saúde e qualidade de vida, então a integração das pastas contribui em todos os sentidos com nossos objetivos”, explica. A secretária acredita que um dos principais objetivos é demonstrar a importância do desenvolvimento humano para o sucesso das políticas sociais. “O desenvolvimento social existe quando as pessoas têm acesso a políticas efetivas e vivem com qualidade de vida”, conclui.

Confira o perfil da secretária Ely Harasawa

Trajetória – Ely Harasawa é formada em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui especialização em desenvolvimento infantil pela Universidade de Niigata, no Japão. Atua na área há mais de 15 anos na gestão e na consultoria para instituições públicas e privadas. Por 12 anos foi gerente-geral na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foi coordenadora-adjunta da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) entre 2005 e 2009.

Em 2010, começou o trabalho na gerência de programas e projetos na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com o objetivo de divulgar a importância do investimento na primeira infância e sua implementação na agenda pública. Em 2017, foi nomeada diretora do Departamento de Atenção à Primeira Infância (Dapi) na SNPDH com o desafio de implementar o programa Criança Feliz no país. Assumiu a Secretaria em julho de 2018 e, em 2019, a pasta passou a integrar a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, no Ministério da Cidadania.

*Por Diego Queijo

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa