Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Fevereiro > Osmar Terra apresenta ações para promover o desenvolvimento social a prefeitos do RS

Notícias

Osmar Terra apresenta ações para promover o desenvolvimento social a prefeitos do RS

POLÍTICAS PÚBLICAS

De acordo com o ministro, o momento político nunca foi tão favorável para realizar mudanças e promover o protagonismo dos municípios; encontro foi em Torres (RS)
publicado  em 22/02/2019 15h55
Foto: Mauro Vieira

Torres (RS) - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, fez a palestra de encerramento da Assembleia de Verão da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta sexta-feira (22), em Torres, no litoral gaúcho. No evento, Terra destacou que, com ações integradas nas áreas do desenvolvimento social, esporte e cultura, o Ministério da Cidadania está apoiando prefeitos na construção de cidadania plena para os brasileiros.

“Vamos fazer uma pequena revolução na maneira de trabalhar a questão da cultura no Brasil. Além disso, vamos buscar atletas de alto desempenho em todos os municípios. Estamos a um ano e meio da Olimpíada, ainda há tempo de descobrir muitos talentos”. O ministro ainda ratificou a importância das ações de apoio à superação da pobreza, especialmente entre os jovens. “Queremos oferecer capacitações aos beneficiários do Bolsa Família entre 18 a 28 anos, com foco na geração de emprego e renda. Viemos nos colocar à disposição para que possamos levar esses recursos o mais rápido possível a todos os municípios”, completou.

Terra convocou os prefeitos a aderirem aos programas e ações do governo federal. Segundo ele, o momento político nunca foi tão favorável à realização de mudanças estruturais importantes. O ministro garantiu que uma reforma que garanta mais recursos e protagonismo para as prefeituras é prioridade para o governo federal. “Temos que inverter essa pirâmide. O governo federal ficaria com 10%, 15% da arrecadação e transferiria 50% para o município e o restante para os estados. Com este rearranjo, as decisões seriam nos municípios. E o ministro, no meu caso, formularia a política e acompanharia os resultados”, explicou.

Para o presidente da Famurs e também prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, a palestra foi importante para esclarecer as oportunidades de parcerias para a promoção do desenvolvimento nos municípios. “Os programas da pasta da Cidadania têm um foco na melhoria da vida das pessoas. Seja no campo, no interior, nos municípios pequenos ou grandes. São informações que nos dão base para saber como chegar ao Ministério e apresentar projetos”, apontou.

O evento - A Assembleia de Verão da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reuniu mais de 400 pessoas, entre prefeitos, representantes do Ministério Público e dos governos estadual e federal para discutir ações para a promoção do desenvolvimento nos municípios. 

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa