Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Fevereiro > Ministério da Cidadania nomeia novo secretário para fortalecer a agricultura familiar

Notícias

Ministério da Cidadania nomeia novo secretário para fortalecer a agricultura familiar

NOVO COMANDO

Conhecedor dos temas da pasta, José Roberto Carlos Cavalcante pretende avançar em relação ao Fomento Rural e à aquisição de alimentos dos pequenos produtores rurais
publicado  em 19/02/2019 16h31
Foto: Mauro Vieira

Brasília – O técnico em Agropecuária e administrador de empresas José Roberto Carlos Cavalcante assumiu o cargo de Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania. A pasta é ligada à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e tem o papel de apoiar tanto a produção e a venda de alimentos pelos agricultores familiares, como também o consumo de alimentos saudáveis pela população, o que promove a segurança alimentar e nutricional das famílias.

Cearense de Acopiara, José Roberto já atuou como secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos e secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico na prefeitura de Alcântaras (CE). Também no Ceará, em Coreaú, foi gerente de comercialização de Agricultores Familiares.

Ele destaca que uma das principais ações no início da sua gestão será ampliar o Programa Fomento Rural, que oferece Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e apoio na produção para as famílias com o investimento de R$ 2,4 mil ou R$ 3 mil. “O nosso público, que é o mais carente, não tem tempo para esperar. O Fomento é a ação que mais pode ser mensurada pelas pessoas”, explica o novo secretário, que já atuou como instrutor e consultor do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Confira o perfil de José Roberto Carlos Cavalcante.

José Roberto ressalta que as compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) devem continuar também em sua gestão. “Queremos ampliar as compras e atender esse público tão necessitado, que são os agricultores familiares. Vamos trabalhar para reforçar a parceria com as Forças Armadas”, aponta.

Além disso, o secretário de Inclusão Social e Produtiva Rural conhece de perto os problemas relacionados à falta do acesso à água. Ele avalia que há um déficit ainda grande que deve ser reduzido para garantir que as famílias do Semiárido nordestino tenham oportunidade de melhorar de vida. “A questão hídrica, principalmente no Nordeste, é fundamental. Como secretário municipal, trabalhei diretamente com as cisternas. Nosso foco é progredir ainda mais naquela região e no Norte do país, a fim de atender às comunidades ribeirinhas”, esclarece José Roberto.

Experiência no Executivo Federal - Nos últimos dois anos, José Roberto Carlos Cavalcante foi coordenador-geral de Convênios, da Diretoria de Administração, da Secretaria-Executiva do Ministério do Turismo.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa