Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Fevereiro > Lelo Coimbra toma posse como secretário especial do Desenvolvimento Social

Notícias

Lelo Coimbra toma posse como secretário especial do Desenvolvimento Social

POLÍTICAS SOCIAIS

Ex-parlamentar ocupará o cargo no Ministério da Cidadania e ficará responsável por programas como Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Criança Feliz
publicado  em 05/02/2019 18h04
Foto: Mauro Vieira

Brasília – O médico e ex-deputado federal Lelo Coimbra tomou posse como secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania nesta terça-feira (5), em Brasília (DF). À frente da pasta, ele será responsável por programas como Bolsa Família, Criança Feliz, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento Rural, além de assuntos ligados à assistência social.

Nascido em Vitória (ES), Welington Coimbra é graduado em Medicina Clínica pela Universidade Federal do Espírito Santo e é Sanitarista pela Universidade de São Paulo. Foi deputado estadual por dois mandatos, deputado federal por três mandatos e vice-governador do Estado, além de secretário estadual de Educação do Espírito Santo.

Lelo Coimbra destaca que utilizará sua experiência na gestão para aperfeiçoar as políticas públicas. “É um desafio na busca de incluir aqueles que não têm oportunidades no nosso país. Temos a responsabilidade de, para cada família que faz parte do Bolsa  Família, fazer com que os seus filhos jovens, adultos, tenham a oportunidade de mudar a história de suas famílias e construir uma nova história para o Brasil”, afirmou. Entre as prioridades, além da inclusão produtiva das famílias, o secretário especial destacou o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família e a atenção à primeira infância.

Temas integrados - Lelo Coimbra também foi coordenador de campanha de vacinações na década de 80, atuou como auditor fiscal do Ministério do Trabalho e diretor da Fundação Jorge Duprat Figueiredo-Fundacentro no Espírito Santo. Lelo ainda foi subsecretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, secretário municipal de Saúde de Vitória e delegado regional do Trabalho. O novo secretário avalia positivamente a composição do Ministério da Cidadania: “Essa integração de funções nas áreas de Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social permite não só a aproximação das atividades localmente, mas possibilita que as nossas políticas tenham o mesmo objetivo de servir às pessoas que mais precisam”.

O Ministério da Cidadania foi criado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que nomeou o deputado federal Osmar Terra como ministro por meio de decreto publicado no dia 1º de janeiro. A pasta engloba as políticas nacionais de Desenvolvimento Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência Social, Renda de Cidadania, e parte das políticas sobre drogas, além das pastas de Esporte e Cultura.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa