Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Fevereiro > Governo italiano apresenta software de acompanhamento populacional e propõe parcerias com o Brasil

Notícias

Governo italiano apresenta software de acompanhamento populacional e propõe parcerias com o Brasil

EM CONJUNTO

Durante encontro com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, representantes do país europeu também ofereceram apoio para o intercâmbio cultural
publicado  em 13/02/2019 18h06
Mauro Vieira

Brasília - Uma reunião na tarde desta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto, marcou a aproximação dos governos italiano e brasileiro. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu a delegação do país europeu, que apresentou e ofereceu ao governo federal um software para registro e acompanhamento da população. A proposta de parceria inclui ainda o fortalecimento do intercâmbio cultural entre as duas nações.

De acordo com Osmar Terra, o uso do programa ainda será avaliado pela Secretaria Geral do governo brasileiro, mas traria benefícios quando agregado a outras iniciativas, como o Cadastro Único para Programas Sociais. “O software italiano incorpora informações sobre o mapeamento geográfico da população, o que poderia ser muito útil na área de segurança, para evitar falsificação, e no monitoramento das migrações no país”, destacou.

“Estamos colocando à disposição do Brasil o nosso conhecimento na área de gestão de registro populacional. Compartilhar nossas boas práticas é uma forma de estreitar as relações com o Brasil - onde quase 30 milhões de pessoas são descendentes de italianos”, explicou o subsecretário de Relações Exteriores da Itália, Guglielmo Picchi. O representante do governo italiano também ofereceu apoio às trocas culturais e ao incentivo do estudo da língua italiana nas escolas. Por sua vez, o chefe da pasta da Cidadania propôs um intercâmbio na área do cinema. “Podemos avançar muito se estipularmos parcerias sobre tecnologia e conhecimento para a produção de filmes”, concluiu.

A delegação italiana contou ainda com a presença do embaixador Antonio Bernardini e do parlamentar Luis Roberto Lorenzato. Participaram também o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura da Cidadania, José Paulo Martins, o secretário de Avaliação e Gestão da Informação da Cidadania, Vinícius Botelho, a chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais da Cidadania, Carla Barroso Carneiro, entre outras autoridades.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa