Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Dezembro > Ministério da Cidadania participa da formatura de instrutores do Proerd, em Brasília

Notícias

Ministério da Cidadania participa da formatura de instrutores do Proerd, em Brasília

ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS

Grupo de policiais militares deverá atuar na capital federal e nos estados de Goiás e Tocantins.
publicado  em 02/12/2019 14h19
Foto: Divulgação

Mais um grupo de policiais militares está apto a contribuir para o trabalho de enfrentamento às drogas por meio de palestras educativas em escolas públicas e particulares do Brasil. A conclusão do curso nacional de formação de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) ocorreu nesta sexta-feira (29), em Brasília. Dezessete policiais se formaram. Eles deverão atuar na capital federal e nos estados de Goiás e Tocantins. A proposta é que o grupo colabore com ações que reduzam o uso de drogas em suas regiões, a fim de melhorar, principalmente, a saúde mental e física dos jovens.

Presente à solenidade, a secretária substituta da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Cláudia Gonçalves Leite, ressaltou a importância do Programa para a sociedade. “O Proerd tem capilaridade, tem credibilidade e resultados. É um programa respeitado por sua seriedade, por suas ações efetivas e, principalmente, é um programa presente na sociedade, na vida das famílias e, sobretudo, dos jovens. Além disso, está em plena consonância com as diretrizes da nova Política Nacional sobre Drogas e, de maneira geral, com o trabalho do ministério”, destacou.

Proerd

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.

O Programa conta com três currículos:
1- Proerd para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental;
3- Proerd para 7º ano do ensino fundamental;
4- Proerd para Pais/Responsáveis.

Ministério da Cidadania e Proerd

Em setembro deste ano, o Ministério da Cidadania, por meio da Senapred, assinou um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares visando o fortalecimento e a ampliação do Proerd.

Como desdobramento do acordo de cooperação, em novembro, a Secretaria e a Câmara Técnica do Proerd – composta por representantes dos estados brasileiros – dialogaram sobre as principais necessidades e demandas nas diferentes regiões do País. O Programa está no caderno de emendas da Senapred para a captação de recursos que serão voltados ao fortalecimento de ações.

Prevenção e tratamento

A Senapred é responsável por supervisionar e articular atividades de prevenção do uso, atenção, apoio, mútua ajuda e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas. A Secretaria também atua nas atividades de capacitação e treinamento dos agentes do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. Além disso, cabe ao setor apoiar as ações de cuidado e de tratamento de usuários e dependentes de drogas, em consonância com as políticas do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-2649/1505