Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Dezembro > Governo federal orienta município paranaense na implementação de mais uma etapa do Em Frente, Brasil

Notícias

Governo federal orienta município paranaense na implementação de mais uma etapa do Em Frente, Brasil

Em São José dos Pinhais (PR), a secretária-executiva do Ministério da Cidadania apresentou ações de continuidade do projeto-piloto colocado em prática no combate e prevenção aos crimes violentos
publicado  em 18/12/2019 20h11
Foto: Clara Angeleas

São José dos Pinhais/PR – A cidade paranaense de São José dos Pinhais ingressou em uma nova fase do programa Em Frente, Brasil. Um encontro no município, nesta quarta-feira (18), marcou a apresentação para autoridades e técnicos das próximas ações do projeto-piloto que tem sido colocado em prática na cidade. Após o fortalecimento da ação policial, baseado em diagnóstico e nos índices de criminalidade, o foco passa a ser os investimentos nas áreas de educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e de assistência social. O trabalho conjunto possibilitará o próximo passo: a prevenção à criminalidade na região, como explicou a secretária-executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini. “Essa é a área de atuação do Ministério da Cidadania. Com essas ações, conseguiremos elevar a qualidade de vida da população em geral, através da diminuição da criminalidade”, pontuou.

Durante a manhã, a secretária realizou a entrega de um micro-ônibus para atendimento socioassistencial no município.

Participaram do encontro, representantes da União de outros ministérios, do governo do Estado do Paraná, do município, integrantes do judiciário e do Ministério Público. “Todas as autoridades presentes se manifestaram engajadas. Para que todos juntos busquem a solução, cada um através da sua parte, da sua atribuição, poderemos colaborar para a construção dessa sociedade que todos estamos esperando”, ressaltou Ana Maria Pellini.

Prevenção

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, afirma que o Programa vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Eu acredito que vai trazer muito resultado positivo, a médio e longo prazo. A principal etapa começa agora, com investimentos na área social, porque não há meio de combater a criminalidade sem fazer a prevenção”, avaliou.

Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o trabalho feito na região é promissor. “Com o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Cidadania, nos dando apoio, começa a crescer um trabalho que pode se estender para todo o país”, disse.

“Em Frente, Brasil"

O programa "Em Frente, Brasil" tem como foco inibir crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Ele propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado direcionadas ao combate da criminalidade. Com foco nos territórios, a iniciativa funciona a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais. O projeto-piloto conta com ações em outras quatro cidades brasileiras: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE).

A proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas, promovendo a transformação das realidades socioeconômicas das regiões por meio da cooperação e da integração – obtidas pelas parcerias firmadas entre governo federal com estados e municípios.

Por Renata Garcia

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa