Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Progredir oferece mais de mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes

Notícias

Progredir oferece mais de mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes

Oportunidade

Cursos serão disponibilizados em seis cidades brasileiras
publicado  em 01/08/2019 18h05
Foto: arquivo

Brasília (DF) - O governo federal está oferecendo mais de mil vagas em cursos profissionalizantes voltados para jovens inscritos no Cadastro Único. Ofertadas por meio do plano Progredir, em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), as aulas serão presenciais e os alunos não precisarão pagar nada pelo curso.

A secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, destaca que os cursos priorizam a inserção do jovem no mercado de trabalho, já que são criados com base na necessidade das empresas. “O IOS realiza pesquisas em grandes empresas para oferecer cursos específicos para demandas dos empregadores. Terminando as aulas, eles já sabem que há um grupo que atende às suas necessidades, facilitando a contratação dos jovens e garantindo renda”, afirma.

Ela ressalta que, no ano passado, mais da metade dos estudantes destes cursos conseguiram emprego. Segundo Rita Passos, as vagas são quase uma garantia de emprego. “Em 2018, foram formados 2.400 jovens. Atualmente, cerca de 1.230 estão empregados. A empregabilidade é quase certa”, comenta.

Confira a tabela completa com as vagas oferecidas

As 1.138 vagas gratuitas oferecidas pelo Progredir estão distribuídas entre as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, e as cidades de Campo Limpo Paulista, Diadema, Barueri e Joinville. Os cursos fazem parte de um conjunto de ações do governo federal para incentivar a geração de emprego e renda entre jovens do Cadastro Único.

Para ter acesso aos cursos, o interessado deve se cadastrar no programa Progredir por meio do site mds.gov.br/assuntos/progredir e realizar a inscrição no curso desejado até o dia 18 de agosto. As aulas estão previstas para iniciarem nos dias 19 e 24 deste mês. As áreas contempladas são gestão de empresas, de pessoas e de negócios com o uso de softwers modernos.Os cursos têm duração aproximada de quatro meses.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa