Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Plano Progredir abre inscrições para cursos presenciais no DF e em SC

Notícias

Plano Progredir abre inscrições para cursos presenciais no DF e em SC

Oportunidade

Vagas em cursos de capacitação são para pessoas inscritas no Cadastro Único
publicado  em 23/08/2019 19h49

Brasília - O Plano Progredir está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional presenciais. Em Brasília, a Faculdade Processus, parceira da iniciativa desde 2018, está ofertando 80 vagas em cursos de língua portuguesa, gestão de processos e de preparação para o mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal do Ministério da Cidadania, no endereço: mds.gov.br/progredir

Os cursos são voltados para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal que tenham renda familiar mensal de até meio salário mínimo e também para beneficiários do Programa Bolsa Família. Até o momento, o Plano Progredir já ofertou mais de um milhão de qualificações em todo o País. Para acessar os cursos, os beneficiários dos programas sociais precisam estar cadastrados na plataforma da iniciativa.

De acordo com a secretária de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Rita Passos, a qualificação profissional contribui para a conquista de melhores vagas no mercado de trabalho e ajuda a promover a emancipação das famílias de baixa renda, principalmente entre os jovens. “É muito importante para eles se capacitarem para o mercado de trabalho, até porque a competitividade é muito grande. Além disso, pessoas do Cadastro Único, muitas vezes não têm condições financeiras de pagarem pelo curso. Por isso, temos esta tarefa de encontrar parceiros para oferecer cursos gratuitos para este público”, disse a secretária.

No campo - Já em Santa Catarina, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Plano Progredir também está com vagas abertas para os jovens de baixa renda do campo. São capacitações relativas a segurança do trabalho, cultivo de hortaliças e de legumes orgânicos. Os cursos também são presenciais.

Todas as semanas, novos cursos em diversas áreas são disponibilizados por meio do portal do Plano Progredir. Para quem está disposto a empreender, há oportunidades em educação financeira e análise de riscos para os negócios, além da qualificação em planejamento e custos de obras.

Saiba Mais
O Progredir também incentiva o empreendedorismo e o acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio. Atualmente, conta com a colaboração de 19 instituições financeiras. Na plataforma do Plano Progredir, além de se inscrever em cursos de capacitação, os beneficiários também podem cadastrar currículos e participar da seleção de vagas de empregos viabilizadas pela rede de parceiros.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa