Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Pátria Voluntária: ministro entrega alimentos a abrigo de crianças no Distrito Federal

Notícias

Pátria Voluntária: ministro entrega alimentos a abrigo de crianças no Distrito Federal

Voluntariado

Osmar Terra participou da entrega de 400 quilos de alimentos à instituição Lar Chico Xavier, que atende 23 crianças afastadas da família por decisão judicial. Pelo menos quatro toneladas de alimentos serão doadas a dez entidades
publicado  em 28/08/2019 18h22
Foto: Clarice Castro

Crianças afastadas do convívio familiar por decisão judicial, acolhidas na instituição Lar Infantil Chico Xavier, receberam uma doação de 400 quilos de alimentos nesta quarta-feira (28) – data em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado. A entrega da doação, feita por servidores e colaboradores instalados na Esplanada dos Ministérios, contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. Conhecida como “Larzinho”, a instituição que recebeu os alimentos acolhe 23 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o ministro Osmar Terra, a ação é só o início do que o governo pretende com o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária. “Queremos que sejam dezenas de milhões de voluntários. Com isso, o trabalho social é reforçado e atende muito mais pessoas. É um trabalho de doação. Em geral, faz muito mais bem para a pessoa que oferta o trabalho do que para aqueles que estão sendo atendidos”, afirmou o ministro. Em uma semana, no total, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos não perecíveis, que serão doados a várias instituições – a arrecadação segue até o fim do mês. As entregas seguirão um cronograma definido com as entidades, respeitando a capacidade de acondicionamento.

O conselheiro do Programa Pátria Voluntária e presidente da Federação do Amor Exigente, Miguel Tortorelli, ressaltou que a entrega já é um bom início do trabalho que os servidores federais podem realizar. “Essa é uma das pequenas coisas que podemos fazer. Sempre esperamos que o governo faça. Mas nós, a sociedade civil, temos que nos dar as mãos e fazer a nossa parte doando poucas horas da nossa vida”, comentou o conselheiro.

Para a assistente social da entidade Rayane Teixeira, os voluntários ofertam mais do que serviços: “São referência de vida e como pessoas para estas crianças. Aqui na nossa instituição, o voluntário atua muitas vezes como um educador, levando informações que elas vão levar por toda a vida. Eles exercem a cidadania oferecendo o trabalho voluntário”.

Também durante a tarde, a presidente do Conselho Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, visitou a instituição Vila do Pequenino Jesus, e entregou doações de alimentos não-perecíveis. A primeira-dama conheceu as instalações do local, conversou com vários acolhidos e participou de uma aula de musicalização. Ela destacou a importância do voluntariado para a sociedade. “O Dia do Voluntariado veio para fomentar e estimular as pessoas a trabalhar para o próximo. Então, juntamente com Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária está aqui fazendo com que a sociedade tenha empatia por esse trabalho”.

Decreto - Nesta quarta-feira (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto que autoriza a concessão de licença para capacitação de servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. Para o servidor do Ministério da Economia Vitor Eduardo Saback, que presta serviços voluntários no Lar Chico Xavier, a alteração na legislação é extremamente positiva, ao estimular o trabalho voluntário a ser realizado pelos servidores públicos. “Todas as instituições precisam, mas pouca gente presta serviço voluntário ainda. Essa alteração mostra para o funcionário que ele pode ir além e dar uma pequena contribuição que fará uma grande diferença para estas crianças”, disse.

Receberam doações, nesta quarta, as seguintes instituições: Lar Infantil Chico Xavier, Associação Santos Inocentes – Mártires, Vila do Pequenino Jesus, Instituto Promocional Madalena Caputo e Casa da Criança Batuíra.

Pátria Voluntária: ministro entrega alimentos a abrigo de crianças no Distrito Federal (28/08/2019)

Sobre o Pátria Voluntária
Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária tem como objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. O programa também estimula o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário.

O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, é articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado. O programa conta com um Conselho Consultivo composto por 24 integrantes, sendo 12 representantes dos ministérios da Cidadania, Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Defesa, Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações, Meio Ambiente, Economia, Controladoria-Geral da União, Secretaria de Governo e Casa Civil da Presidência da República – e mais 12 membros da sociedade civil, entre personalidades e representantes de organizações não-governamentais que atuam na área de voluntariado.

Para contribuir
A ação de voluntariado na Esplanada dos Ministérios segue até o fim do mês. As doações – leite em pó, fraldas, etc – podem ser depositadas em caixas localizadas em cada prédio da esplanada. Todos os itens arrecadados serão entregues a instituições voltadas à população vulnerável.

Leia mais:
Governo estimula voluntariado entre servidores públicos federais
Dia do Voluntário: instituições recebem doações
No âmbito do Pátria Voluntária, ministra Damares Alves entrega brinquedos para instituição do DF

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa