Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Nova secretária de Assistência Social é servidora da Cidadania

Notícias

Nova secretária de Assistência Social é servidora da Cidadania

SNAS

Mariana Neris assume o cargo tendo como prioridade o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)
publicado  em 22/08/2019 19h58
Foto: Mauro Vieira

Brasília – O Ministério da Cidadania tem uma nova secretária Nacional de Assistência Social. Mariana Neris assumiu a pasta na última terça-feira (20). A assistente social é servidora pública e está no Ministério da Cidadania – extinto Ministério do Desenvolvimento Social – desde 2007, conhece de perto as principais demandas da área.

Entre 2011 e 2016, foi coordenadora-geral de Serviços de Acolhimento, e diretora do Departamento de Proteção Social Especial até o início deste ano, quando passou ao cargo de secretária substituta de Assistência Social.

Para a nova secretária, uma das prioridades é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Temos a expectativa de aprimorar o atual modelo de gestão e de financiamento, de forma a se adequar às necessidades e realidades locais. Isso implica avaliar os 15 anos de implementação do Suas e a tipificação dos serviços socioassistenciais de forma integrada às demais políticas sociais voltadas à população mais vulnerável”.

Mariana Neris ressaltou também que é necessário integrar serviços e benefícios de modo a adequá-los às necessidades das pessoas com deficiência e idosos, por exemplo, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Devemos também ampliar o acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família para fortalecer a construção de projetos que gerem mais autonomia de vida para as famílias mais pobres”, completou.

Fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em contextos de violência, qualificar a Política Nacional de Assistência Social, reconhecer o papel das organizações da sociedade civil e reforçar a relação com estados e municípios para garantir apoio técnico e educação permanente são alguns dos pontos destacados pela nova secretária nacional.

A integração entre desenvolvimento social, esporte e cultura, como ocorre na Estação Cidadania – unidades que começam a ser entreguem em diferentes localidades -, é vista por Mariana Neris como uma oportunidade de garantir mais qualidade para as famílias mais vulneráveis. “Vamos facilitar o acesso dos diferentes públicos que acessam nossos serviços a mais informações e ações que irão fortalecer a garantia de direitos e de proteção social da população em situação de risco ou vulnerabilidade social”, disse.

Formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília, Neris também é mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e especialista em Gestão Pública com ênfase em Administração Pública. A nova secretária também foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) entre 2016 e 2018.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa