Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Municípios paranaenses aderem à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Notícias

Municípios paranaenses aderem à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

No total, 16 cidades vão implementar medidas de políticas em defesa de idosos
publicado  em 22/08/2019 20h08
Foto: Divulgação

Brasília/DF - Dezesseis municípios da Região Sudoeste do Paraná receberam o selo de adesão Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, na última segunda-feira (19). O evento de entrega dos certificados, que aconteceu na sede da Associação de Municípios do Sudoeste Paranaense (AMSOP), na cidade de Francisco Beltrão, também ofereceu seminários sobre estratégia e políticas de inclusão e envelhecimento ativo e saudável da população idosa.

O diretor do Departamento de Atenção ao Idoso, Leonardo Milhomen, frisa a importância de os municípios aderirem à iniciativa. “A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa tem a intenção de fomentar a implementação, em diversos setores, de medidas que propiciem o envelhecimento ativo e saudável da população, garantindo, também, direitos. Ela nos dá a oportunidade de ouvir a população idosa, saber sobre as condições do transporte público, das calçadas, do atendimento em postos de saúde. É importante a participação dos municípios, uma vez que essa estratégia garante cidadania para as pessoas idosas”, destacou.

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa contempla idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e reúne ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas. A iniciativa tem como propósito levar qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável e ativo a idosos em todo o País. Atualmente, 448 municípios brasileiros já aderiram à iniciativa. O Brasil tem, atualmente, 30 milhões de idosos, sendo que 6 milhões estão no Cadastro Único.

Ao aderir à estratégia, estados e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população. Organizado em plano que contém cinco fases, o acordo inclui termos como a criação ou fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa; a capacitação de servidores e o desenvolvimento de plano de ação.

Para saber mais sobre à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa acesse o link.

Mais informações sobre outros programas sociais do Ministério da Ciddania, acesse: cidadania.gov.br

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa