Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Ministro da Cidadania quer garantir orçamento para serviço de assistência social

Notícias

Ministro da Cidadania quer garantir orçamento para serviço de assistência social

Proteção

Osmar Terra classificou como imprescindível o trabalho realizado por profissionais da área
publicado  em 09/08/2019 18h17
Foto: Divulgação

Brasília/DF - Em mensagem dirigida a profissionais da assistência social de todo o Brasil, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, garantiu que vai lutar para manter o orçamento da pasta e destacou a importância dos profissionais da área na proteção das famílias em situação de vulnerabilidade no País. A mensagem foi transmitida por vídeo durante a realização do 21º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social, o Congemas, em Belém, no Pará.

Segundo Osmar Terra, manter o orçamento da assistência social em dia é uma prioridade. “No período dos anos de 2016 e 2017, conseguimos colocar em dia um orçamento muito defasado na área do Sistema Único de Assistência Social. Quero que esse ano termine com o pagamento em dia, e queremos garantir que continue assim nos próximos anos”, afirmou.

No vídeo, Terra destacou a importância do trabalho de quase 400 mil servidores da Rede Única de Saúde (Suas). Segundo ele, o trabalho executado é imprescindível. “É o trabalho deles que garante que ninguém fique para traz. Garante que as pessoas tenham oportunidade de geração de rende e emprego, garante que as pessoas que mais precisam sejam protegidas”, destacou.

A presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Aldenora González, falou sobre a importância do orçamento equilibrado e da interlocução dos órgãos de assistência social municipais com o Ministério da Cidadania. Segundo ela, em um momento de restrição fiscal, o diálogo com a pasta é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas. “Nós temos um desafio enorme, que é a manutenção dos serviços, dos pagamentos e do funcionamento da assistência. Os municípios já entenderam a necessidade de se unirem e de dialogarem com o Ministério da Cidadania. É necessário fazer parcerias e trabalharmos juntos”, explicou.

O Sistema Único de Assistência Social é coordenado pelo Ministério da Cidadania. Atualmente, conta com cerca de 400 mil servidores divididos em 11 mil estruturas em todo o Brasil.

*Por Henrique Jasper

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa