Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Ministro da Cidadania participa de entrega de 230 cadeiras de rodas no Hospital da Criança

Notícias

Ministro da Cidadania participa de entrega de 230 cadeiras de rodas no Hospital da Criança

Assistência

Equipamentos foram construídos sob medida para atender crianças com deficiência física em Brasília
publicado  em 19/08/2019 19h39
Foto: Clarice Castro

Brasília (DF) -  O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da cerimônia de entrega de 230 cadeiras de rodas infantis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Criança José Alencar, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (19).

Os equipamentos foram construídos sob medida para os usuários. Segundo Osmar Terra, as cadeiras irão proporcionar autonomia aos usuários. “Hoje foram entregues 230 cadeiras de rodas, muitas motorizadas e todas customizadas para o tamanho, peso e para as condições do corpo das pessoas que vão usar. Representa um grande avanço na autonomia dessas crianças, queremos que isso aconteça também no resto do Brasil”, afirmou.

Os beneficiados são pacientes atendidos em domicílio, cadastrados e avaliados pelo Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde do DF, que solicitaram o benefício a partir de critérios que envolvem especialmente a necessidade de mobilidade.

Kainan dos Santos, de oito anos, sofre de Atrofia Muscular Espinhal. O menino foi um dos pacientes que recebeu gratuitamente o equipamento. Para o pai do garoto, Mychelson Oliveira dos Santos, a doação será um alívio na rotina da família. Santos conta que ele e a esposa estavam tendo dificuldade em transportar o menino, e comemoram a chegada do aparelho. “Ajuda demais na locomoção. Como ele é muito pesado, a cadeira facilita bastante a logística. Antes, a mobilidade dele era um problema pela questão do peso. A cadeira vai facilitar bastante as nossas vidas”, afirmou o pai.

A cerimônia de entrega dos equipamentos contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, da primeira-dama do DF, Mayara Noronha, da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, do secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, do superintendente executivo do Hospital da Criança, Renilson Rehem e do secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto.

O repasse das cadeiras de rodas foi feito pelo governo federal, que na ocasião foi representado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa