Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Ministério da Cidadania recebe especialista de Harvard em desenvolvimento infantil

Notícias

Ministério da Cidadania recebe especialista de Harvard em desenvolvimento infantil

Primeira Infância

Charles Nelson é coordenador de uma das principais pesquisas mundiais a comprovar a importância dos estímulos na primeira infância
publicado  em 15/08/2019 20h52
Foto: Clarice Casto

Brasília/DF – A promoção do desenvolvimento humano na primeira infância está entre as prioridades do Ministério da Cidadania. A Pasta desenvolve importantes ações – a exemplo do Programa Criança Feliz – com base em evidências científicas. Uma das principais pesquisas mundiais na área foi coordenada pelo professor e doutor Charles Nelson, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele ministrou palestra sobre o tema, nesta quarta-feira (15), a técnicos e servidores do Ministério da Cidadania.

No Simpósio Internacional – Impacto dos Serviços de Acolhimento da Primeira Infância, Nelson enfatizou a importância da família para o desenvolvimento saudável da criança e falou sobre a qualidade do vínculo familiar. O especialista conduziu o estudo conhecido como Programa de Intervenção Precoce de Bucareste (BEIP), no qual analisou, por cerca de 20 anos, os efeitos neurológicos da negligência e do abandono em crianças que viviam em instituições na Romênia. A pesquisa foi desenvolvida pelo Hospital da Criança de Boston.

“Identificamos que crianças em instituições ou orfanatos sofrem uma variedade de problemas, desde em relacionamentos ao tamanho do cérebro, diferentemente de crianças que foram para lares adotivos. Acredito que precisamos encontrar meios de encaminhar crianças órfãs a famílias e não a instituições”, pontuou. Os resultados da pesquisa influenciaram significativamente as políticas públicas da Romênia.

Em parceria com os doutores Nathan Fox, da Universidade de Maryland, e Charles Zeanahe, da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, Nelson está desenvolvendo essa pesquisa no Brasil, em São Paulo. Da mesma forma, será analisada e comparada a qualidade do desenvolvimento de crianças em instituições, como abrigos e orfanatos, e em acolhimento familiar.

Ministério da Cidadania recebe especialista de Harvard em desenvolvimento infantil

Referência mundial – Um dos projetos desenvolvidos pelo Ministério da Cidadania com foco na primeira infância é o Criança Feliz, que integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. O programa é considerado o maior do mundo em visitação domiciliar, em escala.

“Recebemos a notícia de que o Criança Feliz é finalista do prêmio WISE Awards, da Fundação Qatar, que o colocou entre as iniciativas mais inovadoras do mundo. Estamos concorrendo com a Inglaterra, a França, os Estados Unidos, a China. Isso mostra, também, a importância desse trabalho”, destacou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na abertura do simpósio.

Por meio de visitas domiciliares, técnicos capacitados levam orientações aos cuidadores. De acordo com a neurociência, práticas simples, como a troca de olhares entre mãe e bebê, a cantiga antes de dormir e a brincadeira de bater palmas contribuem para o desenvolvimento pleno das crianças.

Participação – Pelo Ministério da Cidadania, também participaram dos debates as secretárias de Assistência Social substituta, Mariana Neris, e de Promoção ao Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, além do secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa