Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2019 > Agosto > Distrito Federal fecha parceria com Ministério da Cidadania para implementação do Criança Feliz

Notícias

Distrito Federal fecha parceria com Ministério da Cidadania para implementação do Criança Feliz

PRIMEIRA INFÂNCIA

Primeira reunião foi realizada nesta terça-feira (20). Atendimentos devem começar no mês de outubro
publicado  em 20/08/2019 20h05
Foto: Rafael Zart

Brasília/DF - O secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, participou da primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz Brasiliense, nesta terça-feira, no Palácio do Buriti, em Brasília. O grupo, que reúne técnicos dos governos distrital e federal, será responsável pela implementação do programa de atendimento a crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.

A coordenadora do Programa Criança Feliz Brasiliense, Fernanda Monteiro, destacou o papel fundamental do Criança Feliz no desenvolvimento saudável na primeira infância. Segundo ela, os atendimentos domiciliares, realizados por visitadores treinados e identificados, devem começar no mês de outubro. “Agir no começo da vida de uma criança pode garantir um futuro melhor para ela. Estamos na fase de seleção da instituição que fará a contratação dos visitadores e dos supervisores. Nós acreditamos que, até o mês de outubro, vamos ter profissionais treinados e prontos para as visitas domiciliares, levando o Programa Criança Feliz Brasiliense para quem mais precisa”, explicou.

Para o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, a implementação do Programa Criança Feliz no Distrito Federal é um exemplo de trabalho entre diversos setores do poder público. Segundo ele, a experiência pode servir de exemplo para outras cidades. “Essa experiência no Distrito Federal pode servir como referência de como diferentes setores, como saúde, assistência social e educação se comunicam, trabalham a intersetorialidade. Essa estratégia fortalece muito o trabalho realizado pelo programa”, destacou.

Reconhecimento Mundial - O Criança Feliz, que consiste em levar orientação e estímulos a gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social em todo o País, é considerado o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a promoção do desenvolvimento infantil. Reconhecimento que o levou a ficar entre os 15 finalistas do WISE Awards - 2019, prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. O Criança Feliz foi selecionado entre 482 projetos de vários países e, agora, concorre a final com projetos da Inglaterra, França, índia, Quênia, Ruanda, Jordânia, China e Estados Unidos. A premiação é uma das mais concorridas do mundo e abrange iniciativas públicas e privadas. O resultado final está previsto para ser anunciado em novembro, em Doha, no Catar.

Para saber mais sobre o WISE Awards - 2019, acesse: wise-qatar.org

Leia mais:
Curso na Universidade de Harvard (EUA) cria novas possibilidades para políticas voltadas à primeira infância 
Criança Feliz ajuda a transformar o futuro de famílias em Porto Belo (SC) 
Criança Feliz ultrapassa 700 mil atendimentos em todo o Brasil 

Distrito Federal fecha parceria com Ministério da Cidadania para implementação do Criança Feliz (20/8/2019)

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa